Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/119120
Type: Artigo de periódico
Title: A Tensão De Ensinar Na (im)potência De Controlethe Tension Of Teaching Under The Power (lessness) Of Control
Author: Francisca Paula Toledo Monteiro
Regina Maria de Souza
Abstract: Este artigo apresenta o estudo de caso de uma criança com “dificuldades de aprendizagem”. Os recursos teóricos que deram suporte a essa reflexão têm origem na psicanálise – nos escritos de Sigmund Freud sobre o inconsciente, o saber e a relação transferencial – e na filosofia, sob a ótica de Michel Foucault e seus apontamentos sobre poder, saber e verdade. Palavras-chave Educação; Psicanálise; Dificuldades de aprendizagem; Desejo; Saber; Poder Abstract This article presents the case study o fone child with “learning disabilities”. The theoretical backdrop that supported this reflection has its origins in psychoanalysis – in the writings of Sigmund Freud about desire, knowing and transference – and in philosophy, in the perspective of Michel Foucault and his entries concerning power, knowing and truth. Keywords Education; Psychoanalysis; Learning disabilities; Desire; Knowing; Power
Subject: Educação
Psicanálise
Dificuldades De Aprendizagem
Desejo
Saber
Poder
Rights: aberto
Address: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/910
Date Issue: 1-Apr-2010
Appears in Collections:Unicamp - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File SizeFormat 
ppec_910-965-1-PB.pdf223.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.