Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/119075
Type: Artigo de periódico
Title: Algumas Considerações Sobre O Desenvolvimento Da Atividade De Leitura E A Constituição Do Leitor Surdosome Aspects On The Development Of The Activity Of Reading And The Constitution Of The Deaf Reader
Author: Heloísa Andréia Vicente de Matos
Abstract: Este trabalho aponta alguns aspectos teóricos sobre a questão da leitura e seus desdobramentos e, por conseguinte, sobre os aspectos relacionados à constituição do leitor também nas condições da surdez. Do mesmo modo, destaca questões do letramento e as implicações desse processo na constituição do leitor Surdo, também através de narrativas de sujeitos adultos (com pouca influência da oralização e relativa proficiência na leitura do Português, no presente) sobre seus movimentos de formação, configurados na noção de espaço e tempo construídos pela memória dos mesmos. Palavras-chave Surdez; Leitura; Leitor; Surdo; Letramento; Desenvolvimento Abstract This paper points some theoretical aspects on the question of the reading and its unfoldings and, therefore, on the aspects related to the constitution of the reader also in the conditions of the deafness. In a similar way, it detaches questions of the literacy and the implications of this process in the constitution of the Deaf reader, also through narratives of adult deaf people (with little influence of the oralism and relative proficiency in the reading of the Portuguese, at the current moment) on its movements of formation, configured in the notion of space and time constructed by the memory of the same ones. Keywords Deafness; Reading; Reader; Deaf; Literacy; Development
Subject: Surdez
Leitura
Leitor
Surdo
Letramento
Desenvolvimento
Rights: aberto
Address: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/792
Date Issue: 13-Nov-2008
Appears in Collections:Unicamp - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File SizeFormat 
ppec_792-847-1-PB.pdf95.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.