Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/119034
Type: Artigo de periódico
Title: Para Além Do Princípio Da Ortografia: Uma Perspectiva Psicanalítica Sobre As Trocas Na Escritabeyond The Principle Of Spelling: A Perspective On Trade In Psychotherapy Written
Author: Francisca Paula Toledo Monteiro
Lilian Cristine Ribeiro Nascimento
Abstract: No presente artigo abordamos as manifestações do ato falho na leitura e na escrita de uma criança com dificuldade de aprendizagem escolar, observada durante o processo clínico, tomando como referência o texto de Freud Sobre a Psicopatologia do Cotidiano. Desta forma, analisamos os supostos erros" que ocorrem na escrita desta criança a partir de uma perspectiva psicanalítica, entendendo que o ato falho fala sobre uma verdade do sujeito. Tais reflexões possibilitaram uma nova forma de compreender "os erros" na fala e na escrita, além de nos impulsionar para uma mudança em nossa prática clínica. Palavras-chave Psicanálise; Ato falho; Escrita Abstract In this article we address the manifestation of faulty actions – also known as parapraxes – in the reading and writing processes of a child with learning difficulties, observed during the clinical practice, from the perspective of Freud’s The Psychopathology of Everyday Life. That way, we can analyze the supposed mistakes that occur in the written work of that child from a psychoanalytical perspective, with the knowledge that the faulty actions talk about the truth of the subject. Such reflections have made it possible to cast a new light on the errors in speech and writing, in addition to pushing us toward a change in our clinical practice. Keywords Psychoanalysis; Faulty actions, Writing"
Subject: Psicanálise
Ato Falho
Escrita
Rights: aberto
Address: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/713
Date Issue: 18-Nov-2008
Appears in Collections:Artigos e Materiais de Revistas Científicas - Unicamp

Files in This Item:
File SizeFormat 
ppec_713-768-1-PB.pdf73.73 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.