Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/118992
Type: Artigo de periódico
Title: Representações Didáticas Do Brasil Colonialdidactics Representations Of Colonial Brazil
Author: Renilson Rosa Ribeiro
Abstract: Este artigo analisa as representações criadas pelos livros didáticos da disciplina sobre o Brasil colonial, procurando perceber como as proposições lançadas por autores como K. F. Von Martius, Francisco Adolfo Varnhagen e João Capistrano de Abreu constituíram uma ordem discursiva para a escrita da sua história em livros e livros didáticos a partir da segunda metade do século XIX e ao longo do século passado. Palavras-chave História; Ensino; Livro didático; Brasil-Colônia Abstract This article analyses the representations created by textbooks about the colonial past of Brazil, trying to identify how the propositions presented by authors like K. F. Von Martius, Francisco Adolfo Varnhagen e João Capistrano de Abreu established a discursive order for the writing of the Brazilian history in books and textbooks from de second half of nineteenth century to the last century. Keywords History; Teaching; Textbooks; Brazil-Colony
Subject: História
Ensino
Livro Didático
Brasil-colônia
Rights: aberto
Address: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/644
Date Issue: 3-Dec-2008
Appears in Collections:Unicamp - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File SizeFormat 
ppec_644-699-1-PB.pdf67.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.