Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/118947
Type: Artigo de periódico
Title: O Ensino De Português Para Surdos: O Texto Didático E As Recomendações Dos Parâmetros Curriculares Nacionais (pcn)
Author: Regina Maria de Souza
Alice Freire
Wilma Favorito
Abstract: O presente trabalho analisa um texto didático - voltado para o ensino de português para pessoas surdas - e os Parâmetros Curriculares Nacionais, a partir dos conceitos de formação discursiva e de autoria segundo Foucault (1995, 1996). O objetivo é verificar se o livro didático selecionado e os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1999) se inscrevem na mesma formação discursiva – ou seja, se se trata da mesma concepção de sujeito surdo nos dois enunciados. E qual é a possibilidade, em termos discursivos, de a surdez ser entendida, em cada um deles, para além dos limites da deficiência. Palavras-chave Surdez; Parâmetros curriculares nacionais; Ensino de português Abstract Based on Foucault's concepts of 'discoursive formation' and 'authorship', this paper analyzes a textbook – geared to the needs of those interested in the teaching of Portuguese to deaf students – and the Brazilian National Curriculum (Brazil, 1999). The aim of the paper is, therefore, to investigate (1) if the textbook and the official document are inscribed in the same 'discoursive formation'; in other words, if the same conception about deaf people are present in both texts; and (2) if is possible, in the context of the same texts, to view deafness, in discourse terms, breaking away from the notion of impairment. Keywords Deafness; The national curriculum; The teaching of portuguese
Subject: Surdez
Parâmetros Curriculares Nacionais
Ensino De Português
Rights: aberto
Address: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/578
Date Issue: 8-Jan-2009
Appears in Collections:Unicamp - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File SizeFormat 
ppec_578-633-1-PB.pdf44.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.