Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/118934
Type: Artigo de periódico
Title: Educação E Hegemonia Na América Latina De Hoje: Projetos De Sociedade E De Educação Nos Anos 90: Brasil, Argentina, Chile E Venezuela
Author: Adriana Almeida Sales de Melo
Abstract: Iniciada em março de 1999, esta pesquisa está se desenvolvendo como elemento de meu doutorado em educação. Este trabalho também faz parte do Projeto CORI/MERCOSUL, área temática Educação, desde 1999. Esta investigação tem como tema central a relação entre os diversos projetos de sociedade e de educação dos principais sujeitos políticos coletivos que planejam e atuam na direção atual das políticas educacionais dos países da América Latina. Pretendemos analisar o processo de transição e consolidação democrática do Brasil, Argentina, Chile e Venezuela; bem como o redirecionamento das políticas educacionais nestes ambientes culturais, no sentido de esclarecer as contradições entre as demandas e objetivos dos sujeitos políticos coletivos locais e internacionais em seu movimento de construção de um projeto hegemônico de sociedade e de educação; ora neoliberal, ora democrático de massas. Este tipo de análise pode trazer contribuições reais no sentido da construção e sistematização de elementos de integração entre as diversas identidades históricas e culturais dos nossos países; interferindo sob a forma de novas categorias de investigação, no nosso planejamento e ação educacionais locais. Palavras-chave Educação - Planejamento; Projetos de Sociedade e Educação; América Latina; Década de 90; Neoliberalismo e Democracia Abstract Started in 1999, march, this research is going on as an element of my education doctorate. This work is also part of CORI/MERCOSUL project, at education thematic area, since 1999. This investigation has as central theme the relation between society and education projects" of the principal politician social subjects that plan and actuate in the actual educational policies directions at Latin America countries. We intend to analyze the democratic transition and consolidation in Brazil, Argentina, Chile and Venezuela; and also the educational policies redirections in these cultural ambiance; in the way to clarify the contradictions between these social subjects demands and objectives in their building process of "society and education projects"; sometimes "neoliberal", sometimes "democratic". This kind of analysis can bring us real contributions in the way of the construction and systematization categories, in our local educational planning and actuation. Keywords Education - Planning; Education and Society Projects; Latin America; Decade of 90; Neoliberalism and Democracy"
Subject: Educação - Planejamento
Projetos De Sociedade E Educação
América Latina
Década De 90
Neoliberalismo E Democracia
Rights: aberto
Address: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/563
Date Issue: 1-Aug-2009
Appears in Collections:Unicamp - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File SizeFormat 
ppec_563-618-1-PB.pdf48.91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.