Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/118567
Type: Artigo
Title: Formação de professores para o estudo do ambiente: projetos escolares e a realidade socioambiental local
Title Alternative: Teacher education for environmental study: school projects and local environment
Author: Santos, Vânia Maria Nunes dos
Compiani, Maurício
Abstract: Este trabalho objetiva apresentar os processos e resultados da pesquisa de doutorado, com o referido título, defendida no IG/Unicamp em 2006. A pesquisa teve por objetivo investigar o desenvolvimento de projetos escolares de educação socioambiental realizados a partir da formação continuada de professores, com o uso integrado de recursos de sensoriamento remoto e trabalhos de campo em microbacias urbanas em Guarulhos-SP. Com referência na pesquisa-ação, os projetos escolares tiveram por meta contribuir para a formação de professores críticos e inovadores em exercício a partir da reflexão sobre a atividade docente, bem como para a construção de novos conhecimentos e metodologias para o estudo do ambiente, considerando as relações local/global na análise de problemas. Ao incorporar a questão socioambiental à prática pedagógica, os projetos escolares buscaram contribuir para a inserção da escola na realidade, considerando o lugar como eixo estruturante do currículo escolar.
Este trabalho objetiva apresentar os processos e resultados da pesquisa de doutorado, com o referido título, defendida no IG/Unicamp em 2006. A pesquisa teve por objetivo investigar o desenvolvimento de projetos escolares de educação socioambiental realiz
metadata.dc.description.abstractalternative: This work shows the process and results obtained from my doctorate research, done at Geosciences Institute/Unicamp in 2006. The goals of this research were to investigate the development of scholar socio-environmental education projects, made during the p
Subject: Formação de professores
Trabalhos de campo
Tecnologia educacional
Mediação pedagógica
Country: Brasil
Editor: UNICAMP/IG
Citation: Terrae Didatica. v5 - n1 - p. 72-85 . (2009)
Rights: Aberto
Identifier DOI: 10.20396/td.v5i1.8637506
Address: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637506
Date Issue: 2009
Appears in Collections:IG - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.