Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/118567
Type: Artigo de periódico
Title: Formação De Professores Para O Estudo Do Ambiente: Projetos Escolares E A Realidade Socioambiental Local
Author: Vânia Maria Nunes dos Santos
Maurício Compiani
Abstract: Este trabalho objetiva apresentar os processos e resultados da pesquisa de doutorado, com o referido título, defendida no IG/Unicamp em 2006. A pesquisa teve por objetivo investigar o desenvolvimento de projetos escolares de educação socioambiental realizados a partir da formação continuada de professores, com o uso integrado de recursos de sensoriamento remoto e trabalhos de campo em microbacias urbanas em Guarulhos-SP. Com referência na pesquisa-ação, os projetos escolares tiveram por meta contribuir para a formação de professores críticos e inovadores em exercício a partir da reflexão sobre a atividade docente, bem como para a construção de novos conhecimentos e metodologias para o estudo do ambiente, considerando as relações local/global na análise de problemas. Ao incorporar a questão socioambiental à prática pedagógica, os projetos escolares buscaram contribuir para a inserção da escola na realidade, considerando o lugar como eixo estruturante do currículo escolar.
Subject: Formação De Professores. Projetos Escolares. Educação Ambiental. Trabalhos De Campo
Rights: aberto
Address: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637506
Date Issue: 1-Jul-2015
Appears in Collections:Unicamp - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File SizeFormat 
ppec_8637506-7502-1-SM.pdf437.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.