Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/118521
Type: Artigo de periódico
Title: Interfaces Currículo Do Ensino Médio E Geociências: 10 Anos De Reflexões De Grupo De Pesquisa Colaborativa
Author: Natalina A. L. Sicca
Pedro W. Gonçalves
Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes
Maurílio A. R. Alves
Maria Bernardete de Siqueira Canesin
Maria José dos Santos
Mirian M. A. de La Corte
Reino L. Figueiredo
Abstract: O Grupo de estudos de Ciência do sistema Terra constitui esforço de pesquisa, experimentação e reflexão sobre como adaptar o currículo do Ensino Médio brasileiro perseguindo eixos curriculares vinculados aos estudos da Terra. A maior parte das escolas brasileiras de educação básica não inclui no currículo componente curricular voltado para o estudo do conhecimento da Terra e do ambiente a seus estudantes. Dentro destes limites, tempo geológico tornou-se eixo capaz de articular disciplinas comuns da escola, ou seja, estudar a Terra e seus fenômenos permite construir ligações, p.ex. entre Biologia e Geografia (disciplinas comuns do Ensino Médio). Os procedimentos seguem orientações de pesquisa colaborativa que entrelaça pesquisadores de distintas universidades e professores da rede pública. Os principais resultados se concentram em inovações curriculares que enfatizam concepção mais realista e integrada de dinâmicas ambientais. O objetivo deste estudo é revelar como professores da educação básica descrevem a contribuição das Ciências da Terra para sua formação e quais são as implicações para o currículo do Ensino Médio.
Subject: Ensino De Geociências. Currículo. Formação De Professores. Pesquisa Colaborativa. Tempo Geológico
Rights: aberto
Address: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637353
Date Issue: 23-Jun-2015
Appears in Collections:Unicamp - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File SizeFormat 
ppec_8637353-7167-1-SM.pdf336.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.