Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/118517
Type: Artigo
Title: Uma proposta de inclusão da astronomia na formação profissional superior em ciências da terra
Title Alternative: A proposal for inclusion of astronomy in higher education in the earth sciences
Author: Carneiro, Celso Dal Ré
Requeijo, Flávia
Abstract: O objetivo desta pesquisa é estudar possibilidades de abordagem da Astronomia e suas relações com as Ciências da Terra na formação de estudantes dos cursos de graduação em Geologia, Geografia e Licenciatura em Geografia. Para tanto, analisamos as ementas das disciplinas dos cursos do Instituto de Geociências da Unicamp (IG/Unicamp) e alguns dos livros didáticos de tais disciplinas. Com base nos estudos em Educação em Ciências, desenvolvemos e avalia­mos uma disciplina de Astronomia, oferecida a estudantes dos cursos do IG/Unicamp. A análise dos resultados levou à reformulação da proposta, que reorganiza conteúdos de Astronomia que podem ser inseridos em cursos de graduação de Ciências da Terra, mas são adaptáveis a disciplinas equivalentes de formação docente. Conclui-se que disciplinas de As­tronomia introdutória para estudantes de graduação nas carreiras de Ciências da Terra contribuem para aprofundar uma perspectiva temporal, formar um olhar crítico sobre modelos científicos vigentes e para desenvolver uma compreensão sobre os ritmos da vida e até mesmo sobre a história da Terra e do universo
metadata.dc.description.abstractalternative: The objective of this research is to study possible approaches on astronomy for students of undergraduate courses in Geology and Geography. We have analyzed contents at the undergraduate level of the Geography and Geology programs at the Institute of Geosciences of Unicamp, as well as their main bibliographical references. Based on Science Education studies, we have developed and evaluated an Astronomy course, offered to the Unicamp students. As a result of the application we have reformulated the proposal of Astronomy contents making it easier to be inserted in these undergraduate programs. The experience is adaptable to several teacher training courses. Introductory Astronomy courses for undergraduate students in Earth Sciences can contribute to deepen a temporal perspective, to form a critical look at current scientific models and to develop the understanding of the rhythms of life and, eventually, about the history of the Earth and the universe
Subject: Licenciatura - Astronomia
Geociências - Estudo e ensino (Superior)
Licenciatura – Geologia
Licenciatura – Geografia
Country: Brasil
Editor: UNICAMP/IG
Citation: Terrae Didatica. v10 - n3 - p. 305-318 .Interfaces Geociências e Ensino: 40 anos de experiências (1973-2013) (2014)
Rights: aberto
Identifier DOI: 10.20396/td.v10i3.8637346
Address: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637346
Date Issue: 2014
Appears in Collections:IG - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File SizeFormat 
8637346.pdf608.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.