Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/118516
Type: Artigo
Title: Abordagem transdisciplinar dos parâmetros curriculares nacionais de química: o caso das geociências
Title Alternative: Transdisciplinarity of the Brazilian National Curriculum Parameters of Chemistry: the contribution of Earth Sciences
Transdisciplinarity of the Brazilian National Curriculum Parameters of Chemistry: the contribution of Earth Sciences
Author: Lima Júnior, Sidnei de
De-Campos, Alfredo Borges
Rocha, Cleonice
Abstract: Conhecimentos gerados pelas Geociências são importantes para a compreensão de fenômenos terrestres, além de proporcionar formação para a cidadania e colaborar para a promoção de uma cultura de sustentabilidade ambiental. Estes conhecimentos são tratados nos currículos das disciplinas da área de ciências do ensino básico, dentre elas a Química. Por meio da análise de narrativas foram verificados dez trechos que abordam temas em Geociências propostos nos Parâ­metros Curriculares Nacionais de Química no Brasil e apontados os tópicos presentes nestes documentos que podem ser trabalhados na elaboração do currículo de Química. Essa abordagem pode contribuir para uma aprendizagem significativa em Química, propiciada pelo tratamento e correlação dos assuntos por meio das diversas geodinâmicas (Sistema Terra). Porém é fundamental o papel do professor como mediador destes conteúdos, já que a contextualização dos conhecimentos possibilita um tratamento dos assuntos de forma transdisciplinar
Conhecimentos gerados pelas Geociências são importantes para a compreensão de fenômenos terrestres, além de proporcionar formação para a cidadania e colaborar para a promoção de uma cultura de sustentabilidade ambiental. Estes conhecimentos são tratados n
metadata.dc.description.abstractalternative: Earth Science based knowledge is important for understanding terrestrial phenomena besides providing training for citizenship and promoting environmental sustainability culture. These skills are addressed in the curriculum of fundamental education disciplines, among them Chemistry. The authors performed an analysis of narratives from the Brazilian National Curriculum Parameters of Chemistry, which allowed to find ten strips covering topics in Earth Sciences and to point out topics that can be considered in Chemistry curriculum development. This approach can contribute to meaningful learning in Chemistry which is provided by data treatment and correlations between subjects from geodynamics (Earth System). However, it is crucial the role of the teacher as facilitator of the discipline content because the contextualization of knowledge enables one to addressing the issues from a transdisciplinary perspective
Earth Science based knowledge is important for understanding terrestrial phenomena besides providing training for citizenship and promoting environmental sustainability culture. These skills are addressed in the curriculum of fundamental education discipl
Subject: Química - Estudo e ensino
Geociências
Contextualização
Cidadania
Country: Brasil
Editor: UNICAMP/IG
Citation: Terrae Didatica. v10 - n3 - p. 289-297 .Interfaces Geociências e Ensino: 40 anos de experiências (1973-2013) (2014)
Rights: Aberto
Identifier DOI: 10.20396/td.v10i3.8637344
Address: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637344
Date Issue: 2014
Appears in Collections:IG - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.