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Type: Artigo
Title: O fórum nacional de cursos de geologia e as diretrizes curriculares nacionais: histórico e perspectivas
Title Alternative: The national forum of geology courses and the national curriculum guidelines: history and perspectives
Author: Carneiro, Celso Dal Ré Carneiro
Abstract: A formação profissional na área de Geologia destina-se a suprir um campo de atividades tipicamente ligadas ao Estado. Esse fato acentua a importância de regras claras para funcionamento dos cursos de graduação em Geologia e Engenharia Geológica, representadas pelas Diretrizes Curriculares (DCNs), aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em 2012. A decisão aproveita grandemente as proposições do Fórum Nacional de Cursos de Geologia (FNCG) e atende às preocupações e anseios de docentes, profissionais e estudantes. Este artigo do evento “Interfaces Geociências e Ensino: 40 anos de experiências (1973-2013)” examina, em perspectiva, a contribuição para as DCNs de um grupo de professores e alunos voltado para renovação no ensino superior de Geologia formado na USP em 1973. As DCNs mantêm várias recomendações relevantes da orientação precedente – o Currículo Mínimo –, e introduzem orientações para reconfigurar cursos, reestruturar currículos e mudar concepções. A ênfase ao trabalho de campo como ferramenta imprescindível de formação de geólogos, associada ao laboratório e intensivo estudo bibliográfico, pode levar a projetos pedagógicos inovadores, em substituição a rígidos modelos de currículos e cargas horárias. Além da consequência esperada – profissionais mais bem preparados – haverá melhor interação com órgãos de regulação profissional (sistema CREA-CONFEA), e orientações mais eficazes para a avaliação periódica dos cursos
metadata.dc.description.abstractalternative: Professional training in Geology is intended to supply activities that can be viewed as typically linked to the State. Therefore, clear rules are essential for the operation of undergraduate courses in Geology and Geological Engineering, as the National Curriculum Guidelines (NCGs) approved 2012 by the “Conselho Nacional de Educação” (CNE). The decision is mainly based on documents from the National Forum of Geology Courses (NFGC). Community expectations were probably met, because concerns and expectations of teachers, professionals and students have been considered. This article for the event “Interfaces of Geosciences and Education: 40 years of experience (1973-2013)” aims to review the decisive role of FNCG. The role played by the Forum can be partially explained by an expansion and sharing of concerns among the Forum components. The orientation given by NCGs may inspire restructuring of curricula, new configurations and changes in course design. Innovative teaching projects, with emphasis on fieldwork as an essential training tool for geologists, associated to laboratory studies and intensive bibliographic activities, can replace ancient rigid and detailed models of curricula and specification of classroom hours. A consequence will be an improvement of the interaction with professional regulatory bodies, and more effective guidelines for a periodical evaluation of the courses.
Subject: Currículos
Ensino superior
Geologia de engenharia
Universidades e faculdades
Country: Brasil
Editor: UNICAMP/IG
Citation: Terrae Didatica. v10 - n3 - p. 191-203 .Interfaces Geociências e Ensino: 40 anos de experiências (1973-2013) (2014)
Rights: aberto
Identifier DOI: 10.20396/td.v10i3.8637316
Address: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637316
Date Issue: 2014
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