Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/118192
Type: Artigo de periódico
Title: A Inserção Dos Recursos Digitais E Da Internet Nas Práticas Sociais E Educacionais: Impactos No Ensino Da Literatura Do Século Xxi
Author: Denise Bértoli Braga
Ana Flora Schlindwein
Abstract: Este artigo é o resultado de discussões e questionamentos que ocorreram durante o I Colóquio Nacional Literatura e Ensino em Debate, ocorrido em dezembro de 2012, no Instituto de Estudos da Linguagem, na Unicamp. A relevância desse colóquio foi criar um espaço para que abordagens interdisciplinares fossem desenvolvidas no que tange ao ensino de leitura. Partindo da constatação de que duas das características centrais que tipificam grande parte dos textos digitais veiculados na internet são a hipertextualidade e a multimodalidade, e que ambas afetam não só as tradicionais relações entre imagem, texto e som, mas também o próprio ato de ler, cabe a pergunta: Quais as mudanças que essas novas formas de expressão suscitam para a formação de leitores de textos literários? Para refletir sobre essa indagação neste trabalho foram brevemente comentados dois romances impressos (o best-seller The boy next door, de Meg Cabot, e o ganhador do prêmio Pulitzer, A visita cruel do tempo, de Jennifer Egan) e sete propostas de construção de narrativas digitais que constituem o projeto We tell stories da Penguin Editors UK. A breve análise tecida sobre essas produções buscou ressaltar a forma como na prática os conceitos de hibridização de linguagens (SANTAELLA, 2007), de remidiação (BOLTER e GRUISIN, 1999) e de transmídia storytelling (JENKINS, 2007) são úteis para descrever algumas das muitas mudanças que são observadas em diversas formas de expressão - de um modo mais amplo - e nas manifestações artísticas, em particular.Palavras-chave: Hibridização; Remidiação; Transmídia Storytelling. 
Rights: aberto
Address: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8635869
Date Issue: 6-Mar-2015
Appears in Collections:Unicamp - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File SizeFormat 
ppec_8635869-5532-1-PB.pdf2.33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.