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Type: Artigo de periódico
Title: Processamento temporal auditivo: relação com dislexia do desenvolvimento e malformação cortical
Title Alternative: Temporal auditory processing: correlation with developmental dyslexia and cortical malformation
Author: BOSCARIOL, Mirela
GUIMARÃES, Catarina Abraão
HAGE, Simone Rocha de Vasconcellos
CENDES, Fernando
GUERREIRO, Marilisa Mantovani
Abstract: TEMA: processamento temporal auditivo e dislexia do desenvolvimento. OBJETIVO: caracterizar o processamento temporal auditivo em escolares com dislexia do desenvolvimento e correlacionar com malformação cortical. MÉTODO: foram avaliados 20 escolares, com idade entre 8 e 14 anos, divididos em grupo experimental (GE) composto por 11 escolares (oito do gênero masculino) com o diagnóstico de dislexia do desenvolvimento e grupo controle (GC) composto por nove escolares (seis do gênero masculino) sem alterações neuropsicolinguísticas. Após avaliações neurológica, neuropsicológica e fonoaudiológica (avaliação de linguagem e leitura e escrita) para obtenção do diagnóstico, os escolares foram submetidos à avaliação audiológica periférica e posteriormente aplicou-se o teste Random Gap Detection Test e/ou Random Gap Detection Test Expanded. RESULTADOS: observou-se diferença estatisticamente significante entre os escolares do GE e GC, com pior desempenho para o GE. A maioria dos escolares do GE apresentou polimicrogiria perisylviana. CONCLUSÃO: escolares com dislexia do desenvolvimento podem apresentar alterações no processamento temporal auditivo com prejuízo no processamento fonológico. Malformação do desenvolvimento cortical pode ser o substrato anatômico dos distúrbios.
BACKGROUND: temporal auditory processing and developmental dyslexia. AIM: to characterize the temporal auditory processing in children with developmental dyslexia and to correlate findings with cortical malformations. METHOD: twenty school-aged children, ranging in age from 8 to 14 years were evaluated. These children were divided into two groups: the experimental group (EG) was composed by 11 children (eight were male) with developmental dyslexia and the control group (CG) was composed by nine normal children (six were male). After neurological assessment and verification of the intellectual level, language, reading and writing skills in order to determine the diagnosis, children underwent a peripheral audiological evaluation and Random Gap Detection Test and/or Random Gap Detection Test Expanded. RESULTS: a statistically significant difference between children in the EG and CG were observed, with children in the EG presenting worst performances. Most of the children in the EG presented perisylvian polymicrogyria. CONCLUSION: children with developmental dyslexia may present temporal auditory processing disorders with deficits in phonological processing. Cortical malformations may be the anatomical substrate of these disorders.
Subject: Dislexia
Audição
Criança
Dyslexia
Hearing
Child
Country: Brasil
Editor: Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda.
Citation: Pró-Fono Revista de Atualização Científica, v.22, n.4, p.537-542, 2010
Rights: aberto
Identifier DOI: 10.1590/S0104-56872010000400030
Address: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872010000400030
http://www.scielo.br/pdf/pfono/v22n4/30.pdf
Date Issue: 2010
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