Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/115
Type: Artigo de periódico
Title: Novas tecnologias educacionais no ensino da Audiologia
Title Alternative: New educational technologies in Audiology teaching
Author: BLASCA, Wanderléia Quinhoneiro
MAXIMINO, Luciana Paula
GALDINO, Debora Godoy
CAMPOS, Karis de
PICOLINI, Mirela Machado
Abstract: OBJETIVO: elaborar, aplicar e avaliar um modelo de Teleducação Interativa para o ensino da Audiologia, disciplina de Aparelhos de Amplificação Sonora Individual. MÉTODOS: participaram deste estudo 13 alunos do 2º ano do curso de Fonoaudiologia de uma universidade pública do município de Bauru-SP. O programa de Teleducação Interativa foi elaborado, utilizando um tutor eletrônico, o Cybertutor. Os participantes receberam uma senha de acesso ao conteúdo teórico da disciplina. O prazo estabelecido foi de 30 dias, sendo que o aluno poderia acessar quantas vezes julgasse necessário. Para a avaliação do programa foi realizada a aplicação de dois questionários, sendo um referente ao conteúdo didático-teórico da disciplina de Aparelhos de Amplificação Sonora Individual e outro referente ao objeto de aprendizagem utilizado (Cybertutor). O questionário didático-teórico avaliou a efetividade do programa na aprendizagem do aluno e foi aplicado em dois momentos distintos, ou seja, pré e pós-teste. O questionário referente ao Cybertutor abordou aspectos de aceitação, viabilidade e interatividade. Para a análise dos resultados foi utilizado o teste Wilcoxon (p < 0,05) e dados percentuais. RESULTADOS: a diferença estatisticamente significante encontrada na comparação pré e pós-teste com p=0,016, demonstra que o Cybertutor proporcionou o aprendizado do aluno de graduação na área da Audiologia, disciplina de Aparelho de Amplificação Sonora Individual. Quanto à avaliação do Cybertutor, verificou-se que 100% dos alunos consideram-no explicativo, e de fácil entendimento. CONCLUSÃO: o programa de Teleducação Interativa mostrou-se efetivo como material educacional no processo ensino-aprendizagem da Audiologia.
PURPOSE: to develop, implement and evaluate a model of Interactive Tele-education for teaching Audiology, discipline of hearing aids. METHODS: 13 students from 2nd year of speech-language pathology in a public university of the city of Bauru-SP. The program of Interactive Tele-education was prepared, using a 'Cybertutor' (a website-based educational environment). The students received a password to access the theoretical content of the discipline. The deadline was 30 days, the students could access as often as they deemed being necessary. For evaluating the application, we applied 2 questionnaires, one related to the didactic-theoretical content of the discipline of hearing aids and the other one related to the used learning object (Cybertutor). The questionnaire assessed the didactic-theoretical effectiveness of the program of the student in learning and was applied at two different times, pre-testing and post-testing. The questionnaire addressed issues related to Cybertutor acceptance, feasibility and interactivity. For analyzing the results we used the Wilcoxon test (p <0.05) and percentage data. RESULTS: statistically significant differences were found when comparing pre-testing and post-testing with p = 0.016, showing that the Cybertutor provided for the learning of students in the area of Audiology, the discipline of hearing aids. As for the evaluation of Cybertutor, it was found that 100% of students considered it explanatory, and easy to understand. CONCLUSION: Interactive Tele-education of the program was effective as an educational material in Audiology teaching/learning process.
Subject: Educação a Distância
Tecnologia Educacional
Instrução por Computador
Audiologia
Education, Distance
Educational Technology
Computer-Assisted Instruction
Audiol
Country: Brasil
Editor: CEFAC Saúde e Educação
Rights: aberto
Identifier DOI: 10.1590/S1516-18462010005000021
Address: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462010000600013
http://www.scielo.br/pdf/rcefac/v12n6/133-09.pdf
Date Issue: 2010
Appears in Collections:FCM - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
art_BLASCA_Novas_tecnologias_educacionais_no_ensino_da_Audiologia_2010.pdfpublished version1.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.