Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/343925
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.contributor.authorunicampOsawa, Cibele Cristina-
dc.contributor.authorunicampFerrari, Cristhiane Caroline-
dc.contributor.authorunicampSiqueira, Priscila Becker-
dc.contributor.authorunicampBrito, Carlos Alexandre Koguishi de-
dc.contributor.authorunicampSanvido, Gustavo Braga-
dc.contributor.authorunicampBotelho, Adriana Prais-
dc.contributor.authorunicampAlves, Leonardo Rangel-
dc.contributor.authorunicampCardoso, Claudio Fernandes-
dc.contributor.authorunicampMoraes, Viviane Helena Ferreira-
dc.contributor.authorunicampMelo, Lauro Luis Martins Medeiros de-
dc.contributor.authorunicampRibeiro, Ana Paula Badan-
dc.contributor.authorunicampBolini, Helena Maria André-
dc.typeArtigopt_BR
dc.titleAvaliação do perfil sensorial de chá light sabor pêssegopt_BR
dc.title.alternativeSensory profile evaluation of light peach teapt_BR
dc.contributor.authorOsawa, Cibele Cristina-
dc.contributor.authorFerrari, Cristhiane Caroline-
dc.contributor.authorSiqueira, Priscila Becker-
dc.contributor.authorBrito, Carlos Alexandre Koguishi de-
dc.contributor.authorSanvido, Gustavo Braga-
dc.contributor.authorBotelho, Adriana Prais-
dc.contributor.authorAlves, Leonardo Rangel-
dc.contributor.authorCardoso, Cláudio Fernandes-
dc.contributor.authorMoraes, Viviane Helena Ferreira-
dc.contributor.authorMelo, Lauro Luís Martins Medeiros de-
dc.contributor.authorRibeiro, Ana Paula Badan-
dc.contributor.authorBolini, Helena Maria André-
dc.subjectAvaliação sensorialpt_BR
dc.subject.otherlanguageSensory evaluationpt_BR
dc.description.abstractNo presente estudo foi determinado o perfil sensorial e a aceitação de três marcas comerciais de chá light sabor pêssego, denominadas A, B e C, acondicionadas em embalagem PET e adquiridas no comércio local. O perfil sensorial foi determinado por Análise Descritiva Quantitativa (ADQ) utilizando-se uma equipe de 11 provadores rigorosamente selecionados e treinados. A aceitação dos produtos foi avaliada por 33 consumidores representativos do público alvo. Os resultados da ADQ foram submetidos à Análise de Variância (ANOVA), Teste de Média de Tukey e Análise de Componentes Principais. As amostras comerciais apresentaram perfis semelhantes em alguns termos descritores e diferenças significativas em outros. A amostra A caracterizou-se principalmente pelos atributos aroma e sabor de banana passa; a amostra B por aroma artificial de pêssego e refrescância; e a amostra C por aroma natural de pêssego e doçura. O Teste Afetivo, analisado por ANOVA e Teste de Média de Tukey, indicou maior aceitação para a amostra C. A cor das amostras foi avaliada pelo método Cielab L*a*b*, sendo que a amostra C se destacou das demais pela cor vermelhapt_BR
dc.relation.ispartofCiencia e tecnologia de alimentospt_BR
dc.relation.ispartofabbreviationCienc. tecnol. aliment.pt_BR
dc.publisher.cityCampinas, SPpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisherSociedade Brasileira de Ciencia e Tecnologia de Alimentospt_BR
dc.date.issued2008-
dc.date.monthofcirculationdez.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.description.volume28pt_BR
dc.description.issuesupplement0pt_BR
dc.description.firstpage102pt_BR
dc.description.lastpage108pt_BR
dc.rightsAbertopt_BR
dc.sourceSciELOpt_BR
dc.identifier.issn0101-2061pt_BR
dc.identifier.eissn1678-457Xpt_BR
dc.identifier.doi10.1590/S0101-20612008000500017pt_BR
dc.identifier.urlhttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612008000500017pt_BR
dc.date.available2020-06-29T23:11:35Z-
dc.date.accessioned2020-06-29T23:11:35Z-
dc.description.provenanceSubmitted by Thais de Brito Barroso (tbrito@unicamp.br) on 2020-06-29T23:11:35Z No. of bitstreams: 0en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-06-29T23:11:35Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2008en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/343925-
dc.contributor.departmentSem informaçãopt_BR
dc.contributor.departmentSem informaçãopt_BR
dc.contributor.departmentSem informaçãopt_BR
dc.contributor.departmentSem informaçãopt_BR
dc.contributor.departmentSem informaçãopt_BR
dc.contributor.departmentSem informaçãopt_BR
dc.contributor.departmentSem informaçãopt_BR
dc.contributor.departmentSem informaçãopt_BR
dc.contributor.departmentSem informaçãopt_BR
dc.contributor.departmentSem informaçãopt_BR
dc.contributor.departmentDepartamento de Tecnologia de Alimentospt_BR
dc.contributor.departmentDepartamento de Alimentos e Nutriçãopt_BR
dc.contributor.unidadeFaculdade de Engenharia de Alimentospt_BR
dc.contributor.unidadeFaculdade de Engenharia de Alimentospt_BR
dc.contributor.unidadeFaculdade de Engenharia de Alimentospt_BR
dc.contributor.unidadeFaculdade de Engenharia de Alimentospt_BR
dc.contributor.unidadeFaculdade de Engenharia de Alimentospt_BR
dc.contributor.unidadeFaculdade de Engenharia de Alimentospt_BR
dc.contributor.unidadeFaculdade de Engenharia de Alimentospt_BR
dc.contributor.unidadeFaculdade de Engenharia de Alimentospt_BR
dc.contributor.unidadeFaculdade de Engenharia de Alimentospt_BR
dc.contributor.unidadeFaculdade de Engenharia de Alimentospt_BR
dc.contributor.unidadeFaculdade de Engenharia de Alimentospt_BR
dc.contributor.unidadeFaculdade de Engenharia de Alimentospt_BR
dc.description.abstractalternativeIn this work, three different brands of light peach iced tea (A, B and C), purchased in a local market and packed in PET bottles were sensory analyzed. At first, Quantitative Descriptive Analysis (QDA) was conducted in order to obtain the sensorial profile, with eleven tasters, previously selected and trained. The product acceptance was evaluated by 33 consumers, representing the target public. The QDA results were submitted to ANOVA, Tukey's test and Principal Component Analysis (PCA). The sample A was mainly characterized by banana aroma and flavor; the sample B by artificial peach aroma and refreshment; while the sample C by sweetness and natural peach aroma. The acceptance test, analyzed by ANOVA and Tukey's test, showed a greater acceptance for the sample C. The colour of the samples was evaluated by the Cielab L*a*b* method and the sample C stood out by the red colourpt_BR
dc.subject.keywordChá lightpt_BR
dc.subject.keywordPêssegopt_BR
dc.subject.keywordAnálise descritiva quantitativapt_BR
dc.subject.keywordTeste afetivopt_BR
dc.identifier.sourceS0101-20612008000500017pt_BR
dc.creator.orcidSem informaçãopt_BR
dc.creator.orcid0000-0002-3447-5173pt_BR
dc.creator.orcidSem informaçãopt_BR
dc.creator.orcidSem informaçãopt_BR
dc.creator.orcidSem informaçãopt_BR
dc.creator.orcidSem informaçãopt_BR
dc.creator.orcidSem informaçãopt_BR
dc.creator.orcidSem informaçãopt_BR
dc.creator.orcidSem informaçãopt_BR
dc.creator.orcid0000-0001-6367-8343pt_BR
dc.creator.orcid0000-0002-6532-1265pt_BR
dc.creator.orcid0000-0001-9841-4479pt_BR
dc.type.formArtigopt_BR
Appears in Collections:FEA - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.