Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/343411
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.contributor.authorunicampCoelho, Cidarley Grecco Fernandes-
dc.typeArtigopt_BR
dc.titleInstrumentos linguísticos e discursos de disponibilização de/em instrumentos digitais de aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeLinguistic instruments and speeches providing / learning digital instrumentspt_BR
dc.contributor.authorCoelho, Cidarley Grecco Fernandes-
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subject.otherlanguageLearningpt_BR
dc.subject.otherlanguageSocial networkspt_BR
dc.description.abstractPela História das Ideias Linguísticas, este trabalho faz uma análise da relação entre tecnologia e ensino, a partir de um fragmentário de saberes, com sua historicidade sobre a língua, disponíveis em rede digital. Levando em conta que Estado, instituições e saberes se apresentam na divisão dos sentidos, na tensão entre o dito e o não dito, considerando a contradição e o político – a análise busca a opacidade nos discursos de disponibilização de conteúdos educacionais em redes digitais. A análise possibilita refletir sobre o caráter material e o processo de significação dos instrumentos linguísticos pela sua historicidade, como objetos históricos e discursivos – e na sociedade contemporânea significada pelo digital. Compreender os processos de significação desses instrumentos, em sua dispersão, é o objetivo. Além disso, também se e como a materialidade digital passa a (re)significar esses objetos enquanto instrumentos que constituem os saberes linguísticos relacionados ao ensino da línguapt_BR
dc.relation.ispartofLínguas e instrumentos linguísticospt_BR
dc.publisher.cityCampinas, SPpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisherUNICAMP/IELpt_BR
dc.date.issued2019-
dc.date.monthofcirculationjul./dez.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.description.issuenumber44pt_BR
dc.description.firstpage78pt_BR
dc.description.lastpage111pt_BR
dc.rightsAbertopt_BR
dc.sourcePPECpt_BR
dc.identifier.issn1519-4906pt_BR
dc.identifier.eissn2674-7375pt_BR
dc.identifier.doi10.20396/lil.v44i0.8657791pt_BR
dc.identifier.urlhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8657791pt_BR
dc.description.sponsorshipCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPESpt_BR
dc.description.sponsordocumentnumbersem informaçãopt_BR
dc.date.available2020-06-16T20:05:06Z-
dc.date.accessioned2020-06-16T20:05:06Z-
dc.description.provenanceSubmitted by Sanches Olivia (olivias@unicamp.br) on 2020-06-16T20:05:06Z No. of bitstreams: 0. Added 1 bitstream(s) on 2020-09-03T11:56:29Z : No. of bitstreams: 1 8657791.pdf: 892178 bytes, checksum: 220d1298c5b61046ddfb623fb1b510ad (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-06-16T20:05:06Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2019en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/343411-
dc.contributor.departmentsem informaçãopt_BR
dc.contributor.unidadeInstituto de Estudos da Linguagempt_BR
dc.description.abstractalternativeBased upon the History of Linguistic Ideas, this work analyzes the relationship between technology and teaching, based on a fragmentary knowledge, with historicity about the language, available in a digital network. Taking into account that the State, institutions and knowledge present themselves in the division of the senses, in the tension between what is said and what is not said, considering the contradiction and the political - the analysis seeks the opacity in the discourses of educational contents available in digital networks. The analysis makes it possible to reflect on the material character and the process of meaning of the linguistic instruments by their historicity, as historical and discursive objects - and in the contemporary society signified by the digital. Understanding the processes of meaning of these instruments, in their dispersion, is the goal. In addition, if and how digital materiality (re)signifies these objects as instruments that constitute the linguistic knowledge related to language teachingpt_BR
dc.subject.keywordInstrumentos linguísticospt_BR
dc.subject.keywordHistória das ideias linguísticaspt_BR
dc.subject.keywordLinguistic instrumentspt_BR
dc.subject.keywordHistory of language ideaspt_BR
dc.identifier.source8657791pt_BR
dc.creator.orcid0000-0002-0322-9527pt_BR
dc.type.formArtigopt_BR
Appears in Collections:IEL - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
8657791.pdf871.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.