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Type: Artigo
Title: Indicadores para avaliação de Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi): resultados de uma pesquisa-intervenção
Title Alternative: Assessment indicators of psychosocial children and teenager care centers: results of an intervention research
Author: Bustamante, V.
Onocko-Campos, R.
Silva, A. A.
Treichel, C. A. S.
Abstract: Apresentam-se indicadores para avaliação dos Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi) desenvolvidos como resultado de uma pesquisa participativa, com embasamento teórico hermenêutico, com trabalhadores dos Capsi de uma grande cidade brasileira. Ofertou-se um curso – envolvendo aulas, grupo de apreciação partilhada (GAP), atividades de dispersão e produção de narrativas –, culminando em oficinas de construção de indicadores e de consenso. O exercício interpretativo envolveu a organização das transcrições dos GAPs e sua transformação em narrativas. Várias releituras e reinterpretações constituíram o círculo hermenêutico. Foram pactuados 24 indicadores quantitativos em torno de seis dimensões: acolhimento; projeto terapêutico singular (PTS); brincar e ambiência; articulação com a rede; cuidado às famílias; e processo de trabalho e sofrimento. Os indicadores atendem critérios de qualidade e dialogam com a literatura da área, estando disponíveis para serem utilizados pelos Capsi com eventuais adaptações em função de cada contexto
metadata.dc.description.abstractalternative: In this study, we present the assessment indicators developed through a participatory research based on the hermeneutic theory, conducted with workers of psychosocial children and teenager care centers (CAPSIs) of a large Brazilian city. A course (with classes, shared appraisal group, dispersion activities, and narrative production) was offered, culminating in workshops for reaching a consensus and creating the indicators. The interpretative exercise involved organizing the shared appraisal group’s transcripts and transforming them into narratives. The hermeneutic circle was comprised of rereading and reinterpretation. A total of 24 indicators was obtained in six dimensions: reception, unique therapeutic project, playing and ambience, network articulation, family care, and work process and suffering. The indicators follow quality criteria and are related to the field literature. They can be used by CAPSIs with eventual adaptations to each context
Subject: Serviços de saúde mental
Country: Brasil
Editor: UNESP/Faculdade de Medicina
Rights: Aberto
Identifier DOI: 10.1590/interface.190276
Address: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100210&tlng=pt
Date Issue: 2020
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