Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/338634
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Criação de um aplicativo de realidade aumentada para o ensino da geometria
Title Alternative: Creation of an augmented reality application for teaching geometry
Author: Oliveira, Paulo Nelson de, 1987-
Advisor: Andreani, Roberto, 1961-
Abstract: Resumo: A tecnologia está mudando o mundo e consequentemente a educação, o que induz o professor a se adaptar mesmo que de forma parcial. Este trabalho tem como objetivo principal apresentar ferramentas necessárias para o professor juntamente com o aluno criarem um aplicativo em sala. Durante a elaboração desta dissertação foi criado um aplicativo de realidade aumentada denominado Solid Planning, que tem a finalidade de auxiliar a visualização dos alunos à respeito da geometria espacial. Para a criação será fundamental a utilização de três ferramentas, o primeiro é um programa para criar jogos chamado Unity, o segundo é um programa de modelagem chamado Blender, e por fim um kit de desenvolvimento de software chamado Vuforia. Como o aplicativo citado acima tem a finalidade de trabalhar com figuras em três dimensões, este trabalho dará uma base ao aluno em Geometria Espacial, mas não apenas isso, aqui o aluno também terá um contato básico com a programação ao trabalhar com o Unity, e uma base de modelagem ao trabalhar com o Blender. Como a ideia é que o aluno e o professor criem juntos o aplicativo, toda construção será estruturada em planos de aulas. Este trabalho será finalizado com relatos e comentários dos alunos a respeito do aplicativo criado

Abstract: Technology is changing the world and consequently education, which induces teachers to adapt even if only partially. This work has as main objective to present necessary tools for the teacher together with the student to create an application in the classroom. During the elaboration of this dissertation, an augmented reality application called Solid Planning was created, which aims to help students' visualization of spatial geometry. For the creation it will be fundamental to use three tools, the first is a program to create games called Unity, the second is a modeling program called Blender, and finally a software development kit called Vuforia. As the application mentioned above has the purpose of working with figures in three dimensions, this work will give a basis to the student in Spatial Geometry, but not only that, here the student will also have a basic contact with programming when working with Unity, and modeling base when working with Blender. As the idea is that the student and the teacher create the application together, all construction will be structured in lesson plans. This work will end with students' reports and comments regarding the created application
Subject: Realidade aumentada
Geometria - Estudo e ensino
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: OLIVEIRA, Paulo Nelson de. Criação de um aplicativo de realidade aumentada para o ensino da geometria. 2019. 1 recurso online (64 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:IMECC - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Oliveira_PauloNelsonDe_M.pdf5.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.