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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Contação de história para alunos de AEE (Atendimento Educacional Especializado) : indicadores de apropriação de conhecimentos
Title Alternative: Storytelling for AEE students (Specialized Educational Attendance) : knowledge appropriation indicators
Author: Prudenciano, Gleise Cristina, 1965-
Advisor: Batista, Cecilia Guarnieri, 1949-
Abstract: Resumo: As salas de recursos multifuncionais de Atendimento Educacional Especializado (AEE), foram criadas para propiciar o desenvolvimento do potencial do aluno que faz parte do público alvo da Educação Especial. Compreende-se que o ensino de crianças com deficiências e a inclusão escolar trazem consigo ainda muitos desafios a serem superados nas escolas. Entende-se também que este é um longo percurso que necessita de reflexões, apropriações e de entendimentos mais profundos, para tornar este espaço um lugar de todos. Considerando estas questões, o presente estudo teve como objetivo Identificar e descrever indicadores de desenvolvimento de alunos com diagnóstico de deficiência intelectual no contexto da execução de um Projeto de Contação de Histórias no AEE (Atendimento Educacional Especializado). Participaram deste Projeto, a Pesquisadora, que é a Professora da sala de AEE, seis alunos com idades entre 7 a 11 anos, com diagnóstico de deficiência intelectual, limítrofe e/ou deficiência física e dificuldades escolares, matriculados na sala de AEE, seus respectivos pais ou responsáveis e seus professores regentes de sala. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores, com o intuito de coletar informações sobre o processo de aprendizagem da criança na sala de aula, com ênfase em leitura e escrita, e com os pais ou responsáveis, com a finalidade de conhecer o histórico das crianças. Os momentos de execução do Projeto de Contação de Histórias foram gravados em vídeo e/ou em áudio, e descritos em um diário de campo, com registros fotográficos das atividades propostas no projeto. A partir das transcrições de gravações, foi realizada análise microgenética. Para este estudo foi realizada análise de situações ocorridas em sala de aula, de dois dos participantes com deficiência intelectual, em termos de seu desempenho na Avaliação Inicial e Final, e de sua participação ao longo do projeto. Os dados preliminares permitiram a identificação de exemplos de aquisição (mudanças em relação ao reconto da história) e da participação nas atividades. Considera-se que os resultados podem contribuir para a elaboração de estratégias para o atendimento no AEE, favorecendo a inclusão desses alunos na sala regular de ensino

Abstract: The Specialized Educational Assistance multifunctional resource rooms were created to provide the offer potential development for students who are part of the Special Education target audience. It is understood that inclusion in schools for children with educational disabilities brings many challenges to be overcome within schools. It is important to understand the long term nature of the endeavour, corresponding responses, efforts and commitments required to create the right educational spaces for all. Considering these questions, the present study had as its objective to identify and describe the development indicators for students with intellectual and/or physical disabilities, in the context of the execution of the Storytelling Project within the AEE (Specialized Educational Assistance). Taking part in this Project were: a Researcher, who is a teacher in an AEE classroom; six students between 07 and 11 years old, with educational difficulties, whether thanks to intellectual and/or physical disabilities, enrolled In the AEE room; their parents or guardians; and their classroom teachers. Semi-structured interviews were conducted with the teachers in order to collect information about the children¿s learning processes in the classroom, with emphasis on reading; and with the parents or guardians, in order to know the children¿s backgrounds. The Storytelling Project execution moments were recorded by video and/or audio, and described in a field diary, with the proposed activities in the project recorded through photos. From the recording transcriptions, microgenetic analysis was carried out. For this study, two participants were analyzed in terms of their performance in the Initial and Final Evaluation, and their participation throughout the project. Preliminary data allowed the acquisition of examples of identification (changes in relation to the history retelling) and participation in activities. It is considered that the results can contribute to the elaboration of strategies of the AEE attendance, favoring the student¿s inclusion in the regular classroom
Subject: Atendimento educacional especializado
Educação
Educação especial
Arte de contar histórias
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: PRUDENCIANO, Gleise Cristina. Contação de história para alunos de AEE (Atendimento Educacional Especializado): indicadores de apropriação de conhecimentos. 2019. 1 recurso online (157 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:FCM - Tese e Dissertação

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