Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/335692
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: O ambiente universitário é uma fonte de comportamento empreendedor? : uma análise regional em um país em desenvolvimento = Is university environment a source of entrepreneurial behavior?: a regional analysis in a developing country
Title Alternative: Is university environment a source of entrepreneurial behavior? : a regional analysis in a developing country
Author: Rocha, Anne Kathleen Lopes da, 1989-
Advisor: Moraes, Gustavo Hermínio Salati Marcondes de, 1981-
Abstract: Resumo: O objetivo desta pesquisa foi avaliar como o ambiente universitário de suporte ao empreendedorismo influencia as características empreendedoras e a intenção empreendedora de alunos de Administração, matriculados nas Universidades Estaduais do Amazonas e de São Paulo, bem como analisar as diferenças existentes nos contextos educacionais de Amazonas e São Paulo. A metodologia foi quantitativa, utilizando análise multivariada de dados com as técnicas de Análise Fatorial Confirmatória (AFC) e Modelagem de Equações Estruturais, com Mínimos Quadrados Parciais (MEE-MQP). A amostra coletada foi de 420 universitários. Os resultados comprovam que o ambiente universitário influencia positivamente no comportamento e na intenção empreendedora, porém, indicam a necessidade de uma ligação mais intensa com o mercado, para proporcionar contato com meios financeiros e potenciais clientes, além de uma maior oferta de cursos, projetos e palestras. Além disso, os contextos educacionais do Amazonas e de São Paulo apresentaram uma diferença significativa no relacionamento entre as características empreendedoras e a intenção empreendedora, com influência mais intensa no Amazonas, o que demonstra a falta de propensão dos estudantes paulistas a empreender. Assim, os resultados desse estudo podem ser apropriados por reitores de universidades e formuladores de políticas educacionais

Abstract: This research focused on evaluating how the supportive university environment for entrepreneurship influences entrepreneurial characteristics and entrepreneurial intention of Business Administration Students enrolled at Amazonas and São Paulo State Universities, as well as analyzing the differences in Amazonas and São Paulo educational contexts. A quantitative methodology was used, in specific the multivariate data analysis with the techniques Confirmatory Factor Analysis (CFA) and Partial Least Squares Structural Equation Modeling (PLS-SEM). Gathered sample has 420 answers from undergraduate students. Results demonstrate that the university environment positively influences the entrepreneurial behavior and intention, but they also indicate the need of a stronger connection with market sector, in order to provide contact with financial and potential clients, as well as a broader range of courses, projects and lectures. Furthermore, Amazonas and São Paulo educational contexts presented a significant difference in the relationship between entrepreneurial characteristics and entrepreneurial intention, whereas a higher influence was found in Amazonas, which demonstrates São Paulo¿s student lack of propensity to endeavor. Therefore, this study findings can be appropriated by universities managers and policymakers
Subject: Ambiente universitário
Empreendedorismo
Estudantes de administração
Language: Inglês
Editor: [s.n.]
Citation: ROCHA, Anne Kathleen Lopes da. O ambiente universitário é uma fonte de comportamento empreendedor?: uma análise regional em um país em desenvolvimento = Is university environment a source of entrepreneurial behavior?: a regional analysis in a developing country. 2019. 1 recurso online (69 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas, Limeira, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:FCA - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Rocha_AnneKathleenLopesDa_M.pdf1.38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.