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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Formação docente em um site de rede social para professores de PLE   : da organização e dos indícios de identidades  
Title Alternative: Portuguese as a foreign language teachers' education on a social network site   : organization and identities signs  
Author: Santos, Daniel dos, 1993-
Advisor: Rocha, Claudia Hilsdorf, 1965-
Abstract: Resumo: As variadas formas de conectar-se e estabelecer diálogos em rede são uma realidade inerente da contemporaneidade, tal como uma mudança paradigmática no conceito de identidades, dados os atributos característicos do cotidiano imbricado com sites de redes sociais e com a formação de comunidades online. Por meio desses pressupostos, tomo por objetivo geral investigar e analisar, a partir da epistemologia da emergência pós-moderna (SOMERVILLE, 2007; 2008), como um grupo aberto no Facebook, voltado ao ensino de PLE/PL2, se evidencia e se (re)constrói como um espaço formativo, mediante interações e relações produzidas por meio desse agrupamento ¿ aqui compreendido como uma comunidade virtual de aprendizagem, e, portanto, elemento propulsor de construção de saberes em ambientes online (LEFFA; HEEMANN, 2013). Em vista disso, procuro responder a duas perguntas de pesquisa, a saber: (i) Como se constitui e se organiza o grupo "Ensinar português como segunda língua" enquanto experiência formativa de professores de Português Língua Estrangeira? e (ii) Como os membros dessa comunidade se posicionam e (re)constituem suas identidades discursivamente em meio aos temas mobilizados de forma mais recorrente nas interações do grupo? Partindo de pressupostos teórico-analíticos como a (re)constituição da área de Português Língua Estrangeira, a linguagem nos estudos bakhtinianos (VOLOSHINOV, 2017) e o papel central das formações identitárias (MORGAN, 2017) na sociedade online (SANTAELLA, 2007; 2013), adoto uma abordagem metodológica-ontológica-epistemológica que, imbricada à ideia de emergência e vinculada ao panorama da Linguística Aplicada Crítica e Indisciplinar (PENNYCOOK, 2006; MOITA LOPES, 2006), se utiliza de variados recursos de pesquisa: observação-participação e diários de campo, análise de redes sociais, grupos focais e questionários, a fim de produzir dados, de forma ativa e processual. Por se tratar de um movimento investigativo de características implicacionais e interventivas, esta pesquisa procurou problematizar os conceitos de comunidades de aprendizagem online e, eventualmente, oferecer (novas) possibilidades para o grupo analisado no que diz respeito às práticas formativas e às experiências de (des)aprendizagens, identificando indícios de construções identitárias na formação contínua de professores de Português Língua Estrangeira. Dessa maneira, foi possível analisar um paradigma de formação docente que se matiza em meio ao percurso e ao plano da experiência de professores de PLE, resultado do intercâmbio dos membros do EPSL e do encontro com aqueles que escolhemos como docentes em nossos percursos profissionais (CARVALHO, 2016); além de se tratar de um processo sempre em devir, inacabado (FREIRE, 2004). Por fim, também foi possível identificar a indissociabilidade da identidade docente dos ambientes formativos, uma vez que esta se realiza com base nas visões mobilizadas acerca das visões de lingua(gem), dos contextos de ensino-aprendizagem, entre outros aspectos do ser e do fazer do professor (MORGAN, 2017) ¿ resgatando o caráter de continuidade da educação online, que permeia comunidades de aprendizagem em sites de redes sociais (SANTOS, 2006)

Abstract: Diversified means of connecting and establishing communication in web are inherent to the contemporary reality, likewise a paradigmatic transformation in identity concepts, concerning the characteristic attributes of everyday life interwoven with social network sites and the development of online communities. Through these assumptions, this work takes as its general objective to investigate and to analyze, using the epistemology of postmodern emergence (SOMERVILLE, 2007; 2008), how a public group on Facebook ¿ focused on Portuguese as a Foreign Language/PSL ¿, is recognized and constructed as a formative environment, through interactions and relationships produced inside this community ¿ understood as virtual learning community, a stimulating resource in online environments (LEFFA; HEEMANN, 2013). Therefore, I intend to answer two research questions: (i) How this group is constituted and organized as a formative experience for Portuguese as a Foreign Language teachers? and (ii) How the participants of this community position themselves and reconstitute their identities discursively among recurrent themes along group interactions? Based on theoretical and analytical perspectives regarding the (re)constitution of Portuguese as Foreign Language as a research area, the language in Bakhtinian studies (VOLOSHINOV, 2017) and the main role of identity construction (MORGAN, 2017) on online societies (SANTAELLA, 2007; 2013), I adopt a methodological-ontological-epistemological framework, intertwined with the concept of emergence and associated to the Critical and Indisciplinary Applied Linguistics panorama (PENNYCOOK, 2006; MOITA LOPES, 2006), appropriating multiple research resources: observation-participation and field diaries, social network analysis, focal groups and questionnaires, in order to produce data in an active and processual manner. By virtue of an investigative movement of implicational and interventionist characteristics, this research is intended to problematize concepts of online learning communities and, eventually, offering new possibilities to the analyzed group concerning formative practices and (un)learning experiences, identifying traces of identity constructions on the continuous education of Portuguese as a foreign language teachers. Therefore, it was possible to analyze a paradigm on teacher education which nuances through its history and the experience environment ¿ where Portuguese as a foreign language teachers are, outcome originated from the interchange among EPSL's members and the engagement among who we choose as teachers, in our professional path (CARVALHO, 2016); besides, this process is always in development and it is never complete (FREIRE, 2004). Moreover, it was also possible to identify the indissociability between teacher identity and the educational environments, since the first emerges from language, teaching, learning and other aspects about the teachers¿ being and doing perspectives and positionings (MORGAN, 2017) ¿ emphasizing the sense of continuity on online education at learning environments situated on social network sites
Subject: Língua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros
Professores - Formação
Pós-modernismo
Facebook (Rede social on-line)
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: SANTOS, Daniel dos. Formação docente em um site de rede social para professores de PLE  : da organização e dos indícios de identidades  . 2019. 1 recurso online (323 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

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