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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Anatomia imaginada : imaginação na construção do corpo nas artes da cena
Title Alternative: Imagined anatomy : imagination in body's creation within the performing arts
Author: Dalgalarrondo, Luísa Jacques de Moraes, 1990-
Advisor: Quilici, Cassiano Sydow, 1959-
Abstract: Resumo: Esta tese explora de que maneiras a imaginação pode ser utilizada como recurso de criação corporal dentro das artes da cena. Primeiramente, são levantados diferentes entendimentos de imaginação, de modo a delinear como essa ação se relaciona com o corpo, investigar a possibilidade de vincular a imaginação à percepção, e abordá-la como uma ação passível de ser praticada, aprofundada e redescoberta. Em seguida, são exploradas duas formas possíveis de se utilizar a imaginação nas artes cênicas: na construção de um contexto, a partir do trabalho de Konstantin Stanislavski, e na construção de um corpo, a partir de indicações de Antonin Artaud. Baseado no entendimento de que a nossa relação com o corpo é sempre mediada pela imaginação em alguma medida, analisa-se como o imaginário do corpo o aproximou da máquina no contexto do estabelecimento do capitalismo e quais são as implicações desse imaginário na relação do ser humano com o corpo. Possibilidades de imaginários alternativos do corpo são apresentadas, assim como contextos em que a imaginação exerce uma ação significativa sobre os corpos. Finalmente, é apresentado um "Caderno de Exercícios", no qual são descritos exercícios que propõem o uso da imaginação em relação ao corpo, além de uma reflexão sobre essa prática

Abstract: This thesis explores the manners in which the imagination can be used as a means of creating a body within the Performing Arts. First, some existing understandings of imagination are discussed, in order to delineate how a praxis of imagination relates to the body, connecting it to perception and considering it as an action that can be practiced, detailed and rediscovered. Following this, two means of using imagination in the Performing Arts are explored: to create a context, from Konstantin Stanislavski¿s work; and to create a body, a possibility which grows out of Antonin Artaud¿s work. From the understanding that imagination always mediates to some extent our relation with the body, this thesis analyses how the body¿s imaginary became closer to the idea of a machine, in the context of the development of capitalism, and the implications of this imaginary in how the self¿s relation with the body is established. Some possibilities of alternative imaginaries of the body are presented, along with contexts in which the imagination exerts a significant effect on the body. Finally, an "Exercise Notebook" is presented, in which exercises relating imagination to body creation are presented, along with a reflection on this praxis
Subject: Anatomia artistica
Imaginação
Imagem corporal na arte
Corpo como suporte da arte
Percepção
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: DALGALARRONDO, Luísa Jacques de Moraes. Anatomia imaginada: imaginação na construção do corpo nas artes da cena. 2019. 1 recurso online (242 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

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