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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Videodança na escola : processos de criação entre crianças e uma artista-docente no ensino fundamental I
Title Alternative: Videodance in school : creatives processes between children and an artist-teacher in elementary school
Author: Araujo, Ana Carolina de, 1989-
Advisor: Costas, Ana Maria Rodriguez, 1965-
Abstract: Resumo: Esta dissertação compõe-se como a síntese das investigações de uma artista-docente sobre o potencial do ensino de dança na construção de saberes sensíveis a partir da realização de processos criativos interdisciplinares, mais especificamente, de videodanças com crianças em uma escola de educação integral do município de Campinas. Lecionando no componente curricular Arte no ensino fundamental I, a pesquisadora constatou a familiaridade que seus alunos têm com ferramentas digitais, em especial os smartphones e as redes sociais, fator motivador para a inserção, no processo artístico-pedagógico, de formas artísticas que relacionam a dança e as tecnologias digitais. Contextualiza-se inicialmente o estar na escola ¿ a vida escolar, o ensino da dança e o desenvolvimento da corporeidade ¿, e na sequência apresenta-se uma análise sobre a cultura digital e o estabelecimento de novas formas de significação e relacionamento humano com o mundo, através das ferramentas, plataformas e modos de produção, armazenamento, difusão e acesso à informação. Nesse cenário localiza-se a emergência da videodança, expressão híbrida entre dança, vídeo, linguagem cinematográfica e tecnologias digitais e são apresentados alguns dos artistas relevantes por suas contribuições no campo. Guiada pela prática como pesquisa, a artista-docente realiza com os seus alunos e alunas do quinto ano investigações em videodança, sendo o recorte desta pesquisa a descrição e análise de um processo criativo desenvolvido a partir da obra de Ítalo Calvino "Marcovaldo ou as estações na cidade", que resultou na série de videodanças "Aventuras de Marcovaldo". As experiências vividas durante o processo revelaram a importância da inserção da dança enquanto arte na escola, na perspectiva de um processo de construção de saberes pautado no desenvolvimento da criatividade e da criticidade, objetivando contribuir para a formação de cidadãos que, plenamente, se movam no mundo de forma ética e autônoma

Abstract: This dissertation is composed as a synthesis of the investigations of an artist-teacher into the potential of dance teaching in the construction of a series of interdisciplinary learning exercises, more specifically, of videodances with children in an integral education classroom in the municipality of Campinas. By teaching in the curricular component Art in elementary education, the researcher has perceived the familiarity that her students have with digital devices, especially smartphones and social networks. This had motivated her for the insertion, in an artistic-pedagogical process, of artistic forms that relate dance and digital technologies. This study initially contextualizes her singular experience in the school - school life, dance teaching and the development of corporeality - and in its sequence it presents an analysis on the digital culture and the establishment of new forms of signification and human relationship with the world through the tools, platforms and modes of production, storage, diffusion and access to information. In this context the author discusses the emergence of videodance, hybrid artistic expression in between dance, video, cinema and digital tecnologies, showing some of the contributions of relevant artists on this field. Guided by the methodology of practice as research, the artist-teacher have also conducted an investigation into videdodance with her students as well as a creative process from the work of Ítalo Calvino "Marcovaldo or the seasons in the city", which has culminated in the videodance series "Adventures of Marcovaldo" and is described and analyzed in this dissertation. The experiences during the process have proved the importance of the presence of dance as an art form in the school, in the perspective of knowledge constrution based on creativity and criticity, in order to contribute to the formation of citizens who can fully move in the world in a ethical and autonomous way
Subject: Dança - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Processo criativo
Vídeodança
Saberes discentes
Conhecimento e aprendizagem
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: ARAUJO, Ana Carolina de. Videodança na escola: processos de criação entre crianças e uma artista-docente no ensino fundamental I. 2019. 1 recurso online (160 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

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