Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/334938
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Museu permanente história das mulheres no Brasil : reflexões e propostas para o ensino de história, a museologia social e a história das mulheres no Brasil  
Title Alternative: Permanent museum history of the women in Brazil   : reflections and proposals for the teaching of history, social museology and the history of women in Brazil  
Author: Matielo, César Augusto dos Santos, 1983-
Advisor: Tognon, Marcos, 1966-
Abstract: Resumo: O trabalho aqui presente busca estabelecer um diálogo entre essas transformações, e propor que a temática da História das Mulheres no Brasil possa usar os museus como meio, como ferramenta que se compromete com as pautas atuais de nossa sociedade e contribua com o aprimoramento do ensino de história. A ideia central aqui é fornecer suporte para que professores de história possam juntamente com seus alunos e toda a comunidade escolar, elaborar e realizar um museu na escola, e que dessa forma essa experiência possa somar com tantas outras práticas e reflexões que buscam, no limite, uma aula de história melhor. Uma aula capaz de estimular e produzir discursos de cidadania, diversidade, respeito, solidariedade, tolerância e paz. As reflexões, a renovação e as propostas ligadas ao ensino de história têm, sobretudo nas últimas décadas, se aproximado e se beneficiado de mudanças significativas que aconteceram nos campos da historiografia e da museologia. Por um lado, novas pesquisas, novas agendas e novas produções fizeram com que a historiografia ampliasse bastante uma categoria que interessa muito a este presente trabalho, a temática. Novos temas, juntamente com novas abordagens, permitiram uma inovação significativa também no ensino de história. Por outro lado, a museologia passou por transformações profundas nas últimas décadas e repensou o lugar dos museus. Através da museologia social, os museus passaram a ser vistos e usados também como instituições de função educativa, tornando-se uma ferramenta poderosa para pensar o processo de ensino e aprendizagem e o ensino de história. Contribuindo de maneira a ampliar e enriquecer os trabalhos acerca de conceitos como memória, identidade, representação e patrimônio

Abstract: The work here present looks for to establish a dialogue among those transformations, and to propose that the theme of the History of the Women in Brazil can use the museums as half, as tool that commits with the current lines of our society and contribute with the enhancement of the history teaching. The central idea here is to supply support so that history teachers can together with their students and every school community, to elaborate and to accomplish a museum in the school, and that in that way that experience can add with so much other practices and reflections that look for, in the limit, a class of better history. A class capable to stimulate and to produce citizenship speeches, diversity, respect, solidarity, tolerance and peace. The reflections, the renewal and the linked proposals to the history teaching have, above all in the last decades, if approximate and if benefitted of significant changes that happened in the fields of the historiography and of the museologia. On one side, new researches, new calendars and new productions did with that the historiography enlarged plenty a category that interests a lot to that present work, the theme. New themes, together with new approaches, they allowed a significant innovation also in the history teaching. On the other hand, the museologia went by deep transformations in the last decades and it rethought the place of the museums. Through the social museologia the museums passed to be seen and also used as institutions of educational function. Like this becoming a powerful tool to think the teaching process and learning and the history teaching. Contributing from way to enlarge and to enrich the works the about of concepts as memory, identity, representation and patrimony. Like this becoming a powerful tool to think the teaching process and learning and the history teaching. Contributing from way to enlarge and to enrich the works the about of concepts as memory, identity, representation and patrimony
Subject: Ensino de história
Mulheres - História
Museus
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: MATIELO, César Augusto dos Santos. Museu permanente história das mulheres no Brasil: reflexões e propostas para o ensino de história, a museologia social e a história das mulheres no Brasil  . 2019. 1 recurso online (144 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:IFCH - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Matielo_CesarAugustoDosSantos_M.pdf3.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.