Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/334627
Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: O latin jazz como processo criativo : fronteiras e encontros = El latin jazz como proceso creativo: fronteras y encuentros
Title Alternative: El latin jazz como proceso creativo : fronteras y encuentros
Author: David, Sergio Lyra, 1963-
Advisor: Tiné, Paulo José de Siqueira, 1970-
Abstract: Resumo: O presente trabalho tem por finalidade a realização de peças musicais dentro do universo da expressão musical denominada latin jazz e a apresentação dos processos criativos envolvidos nesta elaboração a partir de três perspectivas: 1ª A investigação de aspectos da estruturação musical do latin jazz a partir do estudo de casos específicos; 2ª A descrição e análise conjuntural desses elementos; 3ª A descrição dos aspectos processuais da criação e da execução a partir dos pontos observados anteriormente. Para atender a estes objetivos foram realizadas análises musicais em peças previamente selecionadas a partir do repertório de autores que refletem de maneira ampla as possibilidades estético-musicais desta manifestação musical. A experiência musical prática e profissional do autor auxiliou e foi fundamental no processo de produção e criação deste trabalho, no que tange os aspectos ligados à performance. Considerando que aspectos extra-musicais colaboram para a compreensão do fenômeno musical em sua totalidade esta pesquisa se apoiou em conceitos ligados a elementos simbólicos e sua expressão através de elementos musicais. Um estudo aprofundado sobre a tradição musical africana foi realizado neste trabalho, tendo em vista a importância da influência desta tradição na conformação de várias expressões musicais surgidas nas Américas

Abstract: The present work aims at the realization of musical pieces within the genre of latin jazz and the presentation of the creative processes involved in this elaboration from three perspectives: 1ª The investigation of musical structuring aspects of the genre from the study of specific cases; 2ª The description and conjunctural analysis of these elements; 3. The description of the procedural aspects of creation and execution from the points previously observed. In order to meet these objectives, musical analyzes were performed on pieces previously selected from the repertoire of authors that reflect broadly the aesthetic-musical possibilities of this genre. The practical and professional musical experience of the author assisted and was fundamental in the process of production and creation of this work, as far as aspects related to performance are concerned. Considering that extra-musical aspects contribute to the understanding of the musical phenomenon in its entirety, this research was based on concepts related to symbolic elements and their expression through musical elements. An in - depth study of the African musical tradition was carried out in this work, considering the importance of the influence of this tradition in the conformation of several musical expressions arisen in the Americas
Subject: Jazz latino
Teoria musical
Música - América Latina
Música - Execução
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: DAVID, Sergio Lyra. O latin jazz como processo criativo: fronteiras e encontros = El latin jazz como proceso creativo: fronteras y encuentros. 2019. 1 recurso online (302 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
David_SergioLyra_D.pdf6.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.