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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Tua pele, tuas palavras : o arquivo de fotografias de família numa visão intermidiática = Your skin, your words: the family photographs archive in an intermediatic approach
Title Alternative: Your skin, your words : the family photographs archive in an intermediatic approach
Author: Trigo, Maria Ilda, 1969-
Advisor: Paiva, Jose Eduardo Ribeiro de, 1959-
Abstract: Resumo: Esta dissertação trata do percurso de trabalho experimental e reflexivo com o arquivo de fotografias de minha família, que culminou com a construção de uma instalação multimidiática, objeto de estudo da pesquisa aqui apresentada. A partir do relato do processo formativo em que essa pesquisa se origina e da apresentação dos resultados obtidos, desenvolve-se uma reflexão centrada na sondagem das possibilidades poéticas dos arquivos familiares, consideradas segundo as singularidades de um processo específico, aqui tratado não apenas como justificativa para o trabalho realizado, mas como panorama mais amplo em que ele se insere e que ajuda a ampliar. Ambos, trabalho prático e reflexão, apoiam-se no entendimento de fazer artístico como processo, aberto e vivo, em permanente reconstrução. Houve também o cuidado de delimitar o campo discursivo em que a discussão se insere, o que se fez em dois momentos: primeiramente, compartilhando certa visão de pesquisa em arte que considera o papel do artista-pesquisador na universidade; depois, estabelecendo os vínculos artísticos e teóricos com os quais o trabalho em questão dialoga. Isso implica a referência a pensadores e artistas já bastante citados quando se trata de arquivos, como Jaques Derrida e Rosangela Rennó, respectivamente. Tenta-se, por outro lado, localizar afinidades menos óbvias que dão a este trabalho contornos específicos, como a onipresença da influência pop ¿especialmente Andy Warhol ¿, e a descoberta de que a experiência arquivística é indissociável do contexto intermidiático em que o próprio arquivo se insere, marcado pela presença da informação produzida e distribuída de forma massiva, com seus códigos e sua materialidade padronizada. Assim, de maneira mais ampla, esta dissertação busca compreender as motivações internas ao processo sem desconsiderar o contexto em que se insere e que permite localizá-lo dentro da forte tendência de releituras de arquivos na arte contemporânea

Abstract: This dissertation deals with the experimental and reflective work with my family 's photo archive, culminating with the construction of a multimedia installation, object of study of the research here presented. From the report on the formative process in which this research originates and from the presentation of the results obtained, a reflection is developed focused on the probing of the poetic possibilities of familiar archives, considered according to the singularities of a specific process, here treated not only as justification for the work, but as a broader panorama in which it is inserted and which it helps to expand. Both, practical work and reflection, are based on the understanding of artistic making as an open and living process, in permanent reconstruction. There was also the care to delimit the discursive field in which the discussion is inserted, which was done in two moments: first, sharing a certain vision of research in art that considers the role of the artist-researcher in the university; later, establishing the artistic and theoretical affiliation of this work. This implies the reference to thinkers and artists who are already quite cited when it comes to archives, such as Jaques Derrida and Rosangela Rennó, respectively. On the other hand, one tries to locate less obvious affinities that give this work specific contours. For example the omnipresence of the pop influence ¿ especially of Andy Warhol ¿ and the discovery that the archival experience is indissociable from the intermediatic context in which the archive itself is inserted, characterized by the presence of informations produced and distributed in a massive way, with its codes and its standardized materiality. Thus, in a broader way, this dissertation try to understand the internal motivations of the process without disregarding the vasty context in which it is inserted and which allows it to be located within the strong tendency of archives to be re-read in contemporary art
Subject: Arquivos pessoais
Fotografia de famílias
Multimeios
Artes visuais
Arte - Pesquisa
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: TRIGO, Maria Ilda. Tua pele, tuas palavras: o arquivo de fotografias de família numa visão intermidiática = Your skin, your words: the family photographs archive in an intermediatic approach. 2019. 1 recurso online (235 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

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