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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Formulação da bonificação por resultados paulista : análise de arenas e redes políticas
Title Alternative: Formulation of the São Paulo results bonus : analysis of arenas and political networks
Author: Souza, Suelen Batista, 1992-
Abstract: Resumo: A avaliação de desempenho dos professores das redes estaduais e municipais de ensino é impulsionada no Brasil, entre as décadas de 1990 e anos 2000. No caso paulista, após a criação do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo, no ano de 2008, com promulgação da Lei Complementar nº 1078/08, que institui a Bonificação por Resultados, tornou-se possível realizar o cálculo de metas escolares, bem como a definição dos valores referentes à remuneração extra salarial destinada aos professores mediante alcance de metas. O objetivo da presente pesquisa é analisar o trâmite na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo da Lei Complementar nº 1078/08, que instituiu a Bonificação por Resultados, para compreender o efeito da rede e arena política tanto para a constituição da proposta como para o texto final aprovado. Realizou-se o levantamento documental, com base nas atas de discussão entre deputados envolvidos na elaboração do Projeto de Lei nº41/08, disponíveis no site da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. Utilizou-se a metodologia de etnografia de redes (MIZRUCH, 2006) para constituição da rede com base na identificação dos membros integrantes da Comissão de Educação e sua inserção entre diferentes setores e áreas educacionais. A arena política (LOWI, 1992), no estudo, tornou-se um elemento central para a análise dos papéis desses atores e a influência destes na formulação e aprovação da proposta. Após a análise documental, evidenciou-se que as articulações políticas são formas de poder essenciais na aprovação ou não de determinado projeto de lei

Abstract: The evaluation of the performance of teachers in the state and municipal teaching networks is driven in Brazil between the 1990s and 2000s. In the case of São Paulo, after the creation of the Education Development Index of the State of São Paulo in 2008 , with the enactment of Complementary Law 1078/08, which establishes the Bonification by Results, it has become possible to calculate the goals of the school, as well as the definition of the values ??referring to the extra remuneration paid to the teachers through the achievement of goals. The purpose of this research is to analyze the process in the Legislative Assembly of the State of São Paulo of Complementary Law 1078/08, which instituted the Results Bonus, to understand the effect of the network and political arena both for the constitution of the proposal and for the final text approved. A documentary survey was carried out, based on the minutes of discussion among deputies involved in the elaboration of Bill No.41 / 08, available on the Official Press Site of the State of São Paulo. The network ethnography methodology (MIZRUCH, 2006) was used to establish the network based on the identification of the members of the Education Commission and their insertion among different sectors and educational areas. The political arena (LOWI, 1992), in the study, became a central element for the analysis of the roles of these actors and their influence on the formulation and approval of the proposal. After the documentary analysis, it was shown that political articulations are essential forms of power in the approval or not of a given bill
Subject: Administração de recompensas e incentivos
Politica
Rede de políticas
Avaliação externa
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: SOUZA, Suelen Batista. Formulação da bonificação por resultados paulista: análise de arenas e redes políticas. 2019. 1 recurso online (67 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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