Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/333543
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.CRUESP | UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS | pt_BR |
dc.description | Orientador: Claudia Hilsdorf Rocha | pt_BR |
dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (200 p.) : il., digital, arquivo PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF | pt_BR |
dc.type | TESE DIGITAL | pt_BR |
dc.title | Carta para um amor que vai embora ou que vai fazer história? : narrativa de uma professora-formadora - do ensino e aprendizagem de línguas, das tecnologias educacionais e das instâncias de apropriação | pt_BR |
dc.title.alternative | Letter to a love who is going away or who is going to make history? : narratives of a trainer teacher - language teaching and learning, educational technologies and appropriation instances | pt_BR |
dc.contributor.author | Vicentin, Karina Aparecida, 1979- | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Rocha, Claudia Hilsdorf, 1965- | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem | pt_BR |
dc.contributor.nameofprogram | Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Narrativas pessoais | pt_BR |
dc.subject.otherlanguage | Language teachers education | en |
dc.subject.otherlanguage | Educational technology | en |
dc.subject.otherlanguage | English language - Study and teaching | en |
dc.subject.otherlanguage | Personal narratives | en |
dc.description.abstract | Resumo: O presente trabalho tem por objetivo, através do recorte de um curso de Extensão (IEL - 212 - Tecnologias Digitais Móveis e Ensino de Línguas Estrangeiras), ministrado por mim, narrar o meu percurso como professora-formadora de professores de línguas, mais especificamente a Língua Inglesa, e avaliar a relação dos professores participantes do curso com as tecnologias, observando possíveis instâncias de apropriação. Para atingir esse objetivo, a melhor forma foi avaliar a proposta inicial do curso e, depois, a realização do mesmo. As duas perguntas respondidas por mim ao longo dessa pesquisa foram: 1. Quais visões e teorias sobre tecnologia educacional podem ser evidenciadas a partir da proposta do curso; 2. Como os participantes do curso desenvolveram e responderam às atividades propostas, evidenciando possíveis instâncias de apropriação das tecnologias trabalhadas. Os autores que me ajudaram teoricamente foram: Braga (2013), sobre os usos das tecnologias em contextos educacionais; Cope e Kalantzis (2007, 2013), sobre o New Learning, Design e (Re)design e os movimentos pedagógicos; Freitas (2010), Rocha (2010), Selwyn (2011, 2014), sobre as questões da criticidade, agentividade, ensino de línguas crítico e tecnologias como discurso; Garcia e Wei (2011, 2014), sobre as dimensões da criatividade e criticidade; Moita Lopes (2006), sobre a LA indisciplinar; Rocha e Maciel (2015), sobre a perspectiva rizomática; Connelly e Clandinin (2000), sobre a Pesquisa Narrativa; entre outros. Como resultados, entre outros, podemos destacar a observação de possíveis instâncias de apropriação nas dimensões da criatividade e criticidade pelos professores participantes do curso nas reflexões acerca do uso de tecnologias em seus contextos educacionais | pt |
dc.description.abstract | Abstract: This paper has the objective, through an Extension Course (IEL - 212 - Mobile Digital Technologies and Foreign Languages Teaching), taught by me, of narrating my journey as a teacher-language teachers¿ trainer, more specifically English Language, and evaluating the relationship of the teachers who participated in the course with technologies, trying to observe possible appropriation instances. To be able to reach this objective, the best possible way way to evaluate the proposal of the course and, afterwards, the course as it happened. Two questions were answered throughout the research: 1. Which views and theories about educational technology can be observed from the proposal of the course; 2. How the participants of the course developed and answered the activities, trying to observe possible appropriation instances from the technological tools presented. The authors who helped me theoretically were: Braga (2013), about the uses of technology in educational contexts; Cope e Kalantzis (2007, 2013), about the New Learning, Design and (Re)design and the pedagogical movements; Freitas (2010), Rocha (2010), Selwyn (2011, 2014), about questions on criticality, agency, critical language teaching and technologies as discourse; Garcia and Wei (2011, 2014), about the dimensions of creativity and criticality; Moita Lopes (2006), about the indiscipline Applied Linguistics; Rocha and Maciel (2015), about rhizomatic perspective; Connelly and Clandinin (2000), about the Narrative Inquiry; among others. As a result, among others, we can highlight the observation of possible appropriation instances on the dimensions of creativity and criticality by the teachers who participated on the course when reflecting on the uses of technologies in their educational contexts | en |
dc.publisher | [s.n.] | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.citation | VICENTIN, Karina Aparecida. Carta para um amor que vai embora ou que vai fazer história?: narrativa de uma professora-formadora - do ensino e aprendizagem de línguas, das tecnologias educacionais e das instâncias de apropriação. 2018. 1 recurso online (200 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/333543. Acesso em: 8 Jan. 2021. | pt_BR |
dc.description.degreelevel | Doutorado | pt_BR |
dc.description.degreediscipline | Linguagem e Educação | pt_BR |
dc.description.degreename | Doutora em Lingüística Aplicada | pt_BR |
dc.contributor.committeepersonalname | Pitombeira, Cátia Veneziano | pt_BR |
dc.contributor.committeepersonalname | São Pedro, Joana de | pt_BR |
dc.contributor.committeepersonalname | Fidelis, Ana Claudia e Silva | pt_BR |
dc.contributor.committeepersonalname | El Kadri, Michele Salles | pt_BR |
dc.date.defense | 2018-08-24T00:00:00Z | pt_BR |
dc.date.available | 2021-01-09T02:17:54Z | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-09T02:17:54Z | - |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-01-09T02:17:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Vicentin_KarinaAparecida_D.pdf: 4086013 bytes, checksum: 2ddd4f6c69971ed9bd14ec44726c739b (MD5) Previous issue date: 2018 | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/333543 | - |
dc.description.sponsor | CAPES | pt_BR |
Appears in Collections: | IEL - Tese e Dissertação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Vicentin_KarinaAparecida_D.pdf | 3.99 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.