Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/333543
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Claudia Hilsdorf Rochapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagempt_BR
dc.format.extent1 recurso online (200 p.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.typeTESE DIGITALpt_BR
dc.titleCarta para um amor que vai embora ou que vai fazer história? : narrativa de uma professora-formadora - do ensino e aprendizagem de línguas, das tecnologias educacionais e das instâncias de apropriaçãopt_BR
dc.title.alternativeLetter to a love who is going away or who is going to make history? : narratives of a trainer teacher - language teaching and learning, educational technologies and appropriation instancespt_BR
dc.contributor.authorVicentin, Karina Aparecida, 1979-pt_BR
dc.contributor.advisorRocha, Claudia Hilsdorf, 1965-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagempt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Linguística Aplicadapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectNarrativas pessoaispt_BR
dc.subject.otherlanguageLanguage teachers educationen
dc.subject.otherlanguageEducational technologyen
dc.subject.otherlanguageEnglish language - Study and teachingen
dc.subject.otherlanguagePersonal narrativesen
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho tem por objetivo, através do recorte de um curso de Extensão (IEL - 212 - Tecnologias Digitais Móveis e Ensino de Línguas Estrangeiras), ministrado por mim, narrar o meu percurso como professora-formadora de professores de línguas, mais especificamente a Língua Inglesa, e avaliar a relação dos professores participantes do curso com as tecnologias, observando possíveis instâncias de apropriação. Para atingir esse objetivo, a melhor forma foi avaliar a proposta inicial do curso e, depois, a realização do mesmo. As duas perguntas respondidas por mim ao longo dessa pesquisa foram: 1. Quais visões e teorias sobre tecnologia educacional podem ser evidenciadas a partir da proposta do curso; 2. Como os participantes do curso desenvolveram e responderam às atividades propostas, evidenciando possíveis instâncias de apropriação das tecnologias trabalhadas. Os autores que me ajudaram teoricamente foram: Braga (2013), sobre os usos das tecnologias em contextos educacionais; Cope e Kalantzis (2007, 2013), sobre o New Learning, Design e (Re)design e os movimentos pedagógicos; Freitas (2010), Rocha (2010), Selwyn (2011, 2014), sobre as questões da criticidade, agentividade, ensino de línguas crítico e tecnologias como discurso; Garcia e Wei (2011, 2014), sobre as dimensões da criatividade e criticidade; Moita Lopes (2006), sobre a LA indisciplinar; Rocha e Maciel (2015), sobre a perspectiva rizomática; Connelly e Clandinin (2000), sobre a Pesquisa Narrativa; entre outros. Como resultados, entre outros, podemos destacar a observação de possíveis instâncias de apropriação nas dimensões da criatividade e criticidade pelos professores participantes do curso nas reflexões acerca do uso de tecnologias em seus contextos educacionaispt
dc.description.abstractAbstract: This paper has the objective, through an Extension Course (IEL - 212 - Mobile Digital Technologies and Foreign Languages Teaching), taught by me, of narrating my journey as a teacher-language teachers¿ trainer, more specifically English Language, and evaluating the relationship of the teachers who participated in the course with technologies, trying to observe possible appropriation instances. To be able to reach this objective, the best possible way way to evaluate the proposal of the course and, afterwards, the course as it happened. Two questions were answered throughout the research: 1. Which views and theories about educational technology can be observed from the proposal of the course; 2. How the participants of the course developed and answered the activities, trying to observe possible appropriation instances from the technological tools presented. The authors who helped me theoretically were: Braga (2013), about the uses of technology in educational contexts; Cope e Kalantzis (2007, 2013), about the New Learning, Design and (Re)design and the pedagogical movements; Freitas (2010), Rocha (2010), Selwyn (2011, 2014), about questions on criticality, agency, critical language teaching and technologies as discourse; Garcia and Wei (2011, 2014), about the dimensions of creativity and criticality; Moita Lopes (2006), about the indiscipline Applied Linguistics; Rocha and Maciel (2015), about rhizomatic perspective; Connelly and Clandinin (2000), about the Narrative Inquiry; among others. As a result, among others, we can highlight the observation of possible appropriation instances on the dimensions of creativity and criticality by the teachers who participated on the course when reflecting on the uses of technologies in their educational contextsen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationVICENTIN, Karina Aparecida. Carta para um amor que vai embora ou que vai fazer história?: narrativa de uma professora-formadora - do ensino e aprendizagem de línguas, das tecnologias educacionais e das instâncias de apropriação. 2018. 1 recurso online (200 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/333543. Acesso em: 8 Jan. 2021.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplineLinguagem e Educaçãopt_BR
dc.description.degreenameDoutora em Lingüística Aplicadapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnamePitombeira, Cátia Venezianopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameSão Pedro, Joana dept_BR
dc.contributor.committeepersonalnameFidelis, Ana Claudia e Silvapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameEl Kadri, Michele Sallespt_BR
dc.date.defense2018-08-24T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2021-01-09T02:17:54Z-
dc.date.accessioned2021-01-09T02:17:54Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-01-09T02:17:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Vicentin_KarinaAparecida_D.pdf: 4086013 bytes, checksum: 2ddd4f6c69971ed9bd14ec44726c739b (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/333543-
dc.description.sponsorCAPESpt_BR
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Vicentin_KarinaAparecida_D.pdf3.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.