Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/333452
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Compartilhando práticas pedagógicas do circo na escola
Title Alternative: Sharing circus pedagogical practices at school
Author: Cardani, Leonora Tanasovici, 1992
Advisor: Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976-
Abstract: Resumo: O circo atrai a atenção de profissionais de áreas diversas, e cada vez mais de professores da educação física que atuam no âmbito da educação básica. É, especificamente no campo da pedagogia das atividades circenses, que notamos o crescente interesse dos professores da educação física pelo ensino das atividades circenses. De fato, estudos anteriores indicam que o professor consiste na "chave" que abre a porta para a entrada das atividades circenses na escola e, por isso, analisar a experiência deles parece ser um caminho interessante para aprofundar nossos saberes sobre essa área do conhecimento. Desse modo, esta pesquisa estudou diferentes casos visando analisar as práticas pedagógicas de professores no ensino formal. Tomamos como referência escolas brasileiras de ensino fundamental nas quais as atividades circenses são desenvolvidas regularmente, ressaltando as práticas pedagógicas e analisando-as conforme as particularidades de cada contexto. Realizamos um estudo de dois casos, nas cidades de Itatiba-SP e Belo Horizonte-MG respectivamente, conduzindo um estudo de campo que incluiu observações diretas das aulas e entrevistas em profundidade. As entrevistas foram realizadas com a professora de educação física e com a coordenadora pedagógica da escola de Itatiba; e com o professor de circo e tutora pedagógica da escola de Belo Horizonte. Destacamos que os dois casos se diferenciam principalmente em relação ao contexto, enquanto na primeira escola se aborda o circo como um dos conteúdos das aulas de educação física, na outra escola a prática é desenvolvida em uma disciplina específica. Em ambos os casos o/a professor(a) é o principal responsável pelo desenvolvimento das atividades circenses na escola, justificando-o fundamentalmente devido a relevância do circo como prática expressiva, embora a dimensão artística não seja abordada de modo continuado durante as aulas. Este estudo se soma a outros anteriores ressaltando a importância das atividades circenses para a educação integral na educação formal

Abstract: The circus attracts the attention of professionals from different areas, above all, from physical education and basic education. It is specifically in the field of circus pedagogy that we note the growing interest of physical education teachers in the teaching of circus activities. In fact, previous studies indicate that the teacher is the "key" that opens the door to the entrance of circus activities in school and, therefore, analyzing their experience seems to be an important way to deepen our knowledge about this innovative area of knowledge. Thereby, this research studied different cases to analyze the pedagogical practices of teachers in formal education. In this sense, we take as reference Brazilian elementary schools in which circus activities are developed regularly, highlighting pedagogical practices and analyzing them according to the particularities of each context. We conducted a study of two cases, in the cities of Itatiba-SP and Belo Horizonte-MG respectively, conducting a field study that included direct observations of the classes and in-depth interviews. The interviews were carried out with the physical education teacher and with the pedagogical coordinator of the school in Itatiba; and with the teacher of circus and pedagogical tutor of the school in Belo Horizonte. In the organization and interpretation we categorize the data according to previous studies. We emphasize that the two cases differ mainly in relation to the context, while in the first school the circus is approached as one of the contents of the physical education classes, in the other school the practice is developed in a specific discipline. In both cases the teacher is mainly responsible for the development of circus activities in school, justifying it fundamentally because of the importance of the circus as expressive practice, although the artistic dimension is not approached in a continuous way during the lessons. This study joins previous ones, highlighting the importance of circus activities for integral education in formal education
Subject: Circo
Arte e educação
Atividades circenses
Educação básica
Educação física escolar
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: CARDANI, Leonora Tanasovici. Compartilhando práticas pedagógicas do circo na escola. 2018. 1 recurso online (143 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP.
Date Issue: 2018
Appears in Collections:FEF - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Cardani_LeonoraTanasovici_M.pdf5.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.