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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: O fenômeno da reiteração no financiamento eleitoral brasileiro : perfil de financiadores e o impacto no desempenho eleitoral empresarial
Title Alternative: The business reiteration in brazilian electoral financing : profile of financiers and the impact on corporate performance in elections
Author: Heiler, Jeison Giovani, 1981-
Advisor: Speck, Bruno Wilhelm, 1960-
Abstract: Resumo: Adotando a perspectiva dos financiadores empresariais, esta tese trata do tema de financiamento eleitoral inserindo uma nova variável de controle: a reiteração destes financiadores no tempo. O objetivo geral é traçar o perfil dos financiadores adotando como sistemática de controle identificar se as doações eleitorais de empresas apresentam interação entre diferentes eleições. Em outras palavras, se inquere quais os tipos de vínculos que se estabelecem entre financiador, partidos e candidatos e se estes vínculos subsistem entre diferentes ciclos eleitorais. Basicamente a pesquisa se articulou em torno da seguinte problemática: a) Qual a importância da reiteração no sistema de financiamento eleitoral privado (empresarial) brasileiro? b) Qual a população de financiadores reiterados no universo total de empresas que opta por se engajar financeiramente no processo eleitoral? c)Quais os fatores determinantes para a ocorrência da reiteração ou desistência no financiamento eleitoral? d) A reiteração no financiamento entre diferentes ciclos tem impacto positivo no desempenho eleitoral do financiador? e) Qual o perfil do financiador eleitoral brasileiro? f) Determinados perfis de financiador são mais bem-sucedidos em relação ao resultado eleitoral? As hipóteses da pesquisa se desdobram em dois grupos. i) Hipóteses sobre os fatores que explicam os padrões de reiteração; H1- O desempenho do(s) candidato(s) patrocinado(s) pelo financiador relaciona-se com a manutenção do financiamento eleitoral no ciclo seguinte. Controlando-se outras variáveis como setor econômico e ideologia uma outra hipótese subjacente a este modelo é a de que os valores de financiamento também possam explicar a reiteração ou desistência. Sustentando-se que doações mais expressivas levam a reiteração no financiamento, ao passo que doações menores favoreçam a desistência dado o menor engajamento que representariam. ii)Hipóteses sobre o impacto da reiteração. H2 - Financiadores reiterados acumulam expertise e seus patrocinados possuem maior êxito eleitoral do que novatos em matéria de financiamento eleitoral. H3: É possível identificar perfis de financiadores vinculados e estratégicos no que diz respeito ao engajamento eleitoral sustentando-se a hipótese de que financiadores de perfis estratégicos teriam melhor desempenho eleitoral em relação a outros perfis. Para atender a este conjunto de objetivos em termos metodológicos o desenho de pesquisa envolveu o desenvolvimento de três distintos modelos de análise de regressão (logística bivariada e linear multivariada) tomando por base as declarações de gastos dos partidos e candidatos para o TSE nas eleições de 2010 e 2014. Por esta metodologia o financiamento eleitoral esteve presente em todos os modelos. Como variável explicativa, da reiteração, no primeiro caso, e do resultado eleitoral no segundo e terceiro modelos. Entre os resultados alcançados demonstrou-se como o fenômeno da reiteração é importante para compreensão do sistema de financiamento eleitoral brasileiro como um todo. Identificando-o como um mercado concentrado em poucos e reiterados financiadores atuando de modo articulado entre motivações estratégicas na sua maior parte, mas também, com a presença de financiadores com motivações ideológicas de longo prazo

Abstract: Adopting the perspective of corporate financiers, this thesis research the theme of electoral financing. For this it inserts a new control variable: the reiteration of these financiers over time. The general objective is to investigate the motivations of the financiers, adopting as systematic of control to identify if the electoral donations of companies present interaction between different elections. In other words, what types of links are established between funders, parties and candidates and whether these links persist between different electoral cycles. Basically the research was articulated around the following problematic: a) What is the importance of reiteration in the system of brazilian private electoral financing? b) What is the population of financiers reiterated in the total universe of companies that choose to engage financially in the electoral process? c) What are the determining factors for the occurrence of reiteration in electoral financing? d) Does reiteration in funding between different cycles have a positive impact on the funder's electoral performance? e) What is the profile of the brazilian electoral financier? f) Are certain funder profiles more successful in relation to the electoral outcome? The research hypotheses are divided into two groups. i) Hypotheses about the factors that explain the patterns of repetition: H1- The sponsored candidate performance is related to the reiteration. Controlling for other variables, another hypothesis underlying this model is that the financing values may also explain the repetition. i) Hypotheses about the impact of repetition: H2 - Repeated financiers accumulate expertise and their sponsors have more electoral success than newcomers to electoral funding. H3: It is possible to identify profiles of linked and strategic funders with respect to electoral engagement. Sustaining the hypothesis that funders of strategic profiles would have better electoral performance in relation to other profiles. To fulfill this set of objectives in methodological terms, the research design involved the development of three different models of regression analysis (bivariate and multivariate linear logistic) based on the declarations of party expenses and candidates for the TSE in the 2010 elections and 2014. By this methodology electoral financing was present in all models. As an explanatory variable, of the reiteration, in the first case, and of the electoral result in the second and third models. Among the results achieved, it was shown how the phenomenon of reiteration is important for understanding the Brazilian electoral financing system. Identifying it as a market concentrated in a few and repeated financiers acting in an articulated way between strategic motivations for the most part, but also with the presence of financiers with long-term ideological motivations
Subject: Fundos para campanha eleitoral
Eleições
Democracia
Campanhas eleitorais
Empresários
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: HEILER, Jeison Giovani. O fenômeno da reiteração no financiamento eleitoral brasileiro: perfil de financiadores e o impacto no desempenho eleitoral empresarial. 2018. 1 recurso online (312 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP.
Date Issue: 2018
Appears in Collections:IFCH - Tese e Dissertação

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