Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/333291
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Programação linear no ensino médio : um estudo dos modelos de transporte com uma proposta para deficientes visuais
Title Alternative: Linear programming in high school : a study of transportation models with a proposal for the visually impaired
Author: Weber, Rafael Fabiano Fagundes, 1984-
Advisor: Andreani, Roberto, 1961-
Abstract: Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar propostas de ensino-aprendizagem de Programação Linear no Ensino Médio. Inicialmente, mostra-se o histórico da Pesquisa Operacional e suas técnicas, dentre elas a Programação Linear, a qual se designa um maior foco com a apresentação de suas definições e principais propriedades, além de explicitar os conceitos para a construção da solução de um modelo, tanto por um enfoque geométrico quanto algébrico. Para uma melhor compreensão, exemplifica-se o processo de solução em um problema no plano pelo Método Gráfico. Em seguida, discorre-se sobre o Método Simplex e o conceito de Dualidade, bem como todo desenvolvimento algébrico matricial na busca da otimização. Com o propósito de estimular o aprendizado de matemática por meio de um processo de tomada de decisão mais próximo à atividade cotidiana, introduz-se os modelos de transporte e seus métodos para se determinar o transporte com um custo mínimo. Por fim, propõe-se duas atividades do conteúdo no Ensino Médio: A primeira, acerca de um problema de transporte e sua solução por planilha eletrônica; e a outra, uma possível metodologia para apresentação do tema para deficientes visuais. Tudo isso contribui para o desenvolvimento de habilidades e competências dos educandos, pois conecta diversos conceitos matemáticos estudados no Ensino Médio, com uma atividade logística operacional próxima à realidade. Além disso, incentiva o estudo de matemática uma vez que ilustra a importância da disciplina, em conjunto com o uso de tecnologias, em um processo de tomada de decisão

Abstract: The objective of the present manuscript is to introduce teaching and learning proposals of Linear Programming in High School. Initially, the history of Operational Research and its technics is presented, among them the Linear Programming, in which is designated a greater focus to the presentation of its definitions and main properties, besides the explanation of concept to the construction of the model solution, both by geometric and algebraic approaches. For a better comprehension, the Graphic Method is used to exemplify the solution process with a problem in the plane. Then, the Simplex Method and the Duality concept are discussed, as well as the all the algebraic matrix development aiming for the optimization. The transportation models and their methods to determine the transportation with a minimum cost are introduced with the purpose to stimulate the math learning through a decision taking process closer to the daily activities. Finally, two activities from the High School content are proposed: The first one concerns a transportation problem and its solution through an electronic spreadsheet; the second one is about a possible methodology for the presentation of the content for visually impaired. All this contributes to the development of the students' skills and competences, because it connects different mathematical concepts which are studied in High School, with an operational logistics activity similar to reality. Besides, the study of math is encouraged, since all this show the importance of the course, together with the use of technologies, to help the decision taking process.
Subject: Pesquisa operacional
Programação linear
Modelos matemáticos
Otimização
Deficientes visuais
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: WEBER, Rafael Fabiano Fagundes. Programação linear no ensino médio: um estudo dos modelos de transporte com uma proposta para deficientes visuais. 2018. 1 recurso online (103 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/333291. Acesso em: 17 Apr. 2020.
Date Issue: 2018
Appears in Collections:IMECC - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Weber_RafaelFabianoFagundes_M.pdf7.54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.