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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Análise de questões de gênero : observações do subprojeto Pibid/Pedagogia
Title Alternative: Questions of gender analysis : Pibid/Pedagogy projects observations
Author: Mendonça, Lilian Cardoso de, 1991-
Advisor: Archangelo, Ana, 1965-
Abstract: Resumo: Este trabalho analisa casos narrados em relatórios semanais, produzidos por bolsistas do subprojeto Pibid/Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, em que emergem questionamentos e inquietações a respeito de identidade de gênero, apresentados pelas crianças participantes do subprojeto, realizado em uma escola municipal de Campinas. Analisam-se também as produções escritas ou desenhadas pelas próprias crianças durante a execução do subprojeto, no intuito de equiparar as duas vozes ¿ que se entrecruzam ¿ sobre o mesmo acontecimento. A pesquisa se subdivide, ainda, em análise de relatórios feitos pela própria pesquisadora e relatórios feitos por outras duas bolsistas. Os relatórios da própria pesquisadora abordam registros de uma turma do quarto ano fundamental de 2014 e outra do quinto ano fundamental de 2015. As outras duas bolsistas se referem a uma turma de segundo ano fundamental, de 2014, e uma turma do quarto ano fundamental, de 2017. A metodologia consiste em análise interpretativa dos casos, pelo viés psicanalítico, sustentada principalmente por teorias de Sigmund Freud e D.W. Winnicott. A investigação enfatiza que a interação entre bolsistas e alunos, num contexto suficientemente bom, pode gerar contribuições fundamentais na formação de ambos. Para isso, usam-se os conceitos de holding e mãe suficientemente boa apresentados por Winnicott. Numa análise transversal, também se procura compreender como os aspectos socioculturais de gênero são absorvidos ou refutados por alunas e alunos. E percebe-se que as crianças têm algo a dizer sobre suas fantasias, aspirações, inquietações e angústias a respeito das questões de identidades de gênero, e um espaço que as acolha pode fazer brotar e amadurecer uma atitude íntima e compartilhada de elaboração da condição de ser sexuado inerente ao humano

Abstract: This paper analyzes cases reported in weekly reports, produced by scholarship students from the subproject Pibid / Pedagogy of the School of Education of the State University of Campinas, in which questions and concerns about gender identity emerge, presented by children participating in the subproject, that was conducted in a municipal school of Campinas. Written or drawn productions made by the children themselves are also analyzed during the execution of the subproject, in order to equate the two voices - which intertwine - on the same event. The research is further subdivided into analysis of reports made by the researcher herself and reports made by two other scholars. As part of the reports of the researcher herself, are records of a class of the fourth year of elementary school of 2014 and another of the fifth elementary school year of 2015. As for the records of the other two scholarship students, they refer to a class of the second elementary school year of 2014 , and a class of the fourth elementary school year of 2017. The methodology consists of an interpretative analysis of the cases, by the psychoanalytic bias, supported mainly by theories of Sigmund Freud and D. W. Winnicott. The research emphasizes how the interaction between scholars and students, in a sufficiently good context, can generate fundamental contributions in the formation of both. To this end, the concepts of holding and good enough mother presented by Winnicott are used. In a cross-sectional analysis, the socio-cultural aspects of gender are also taken into account, trying to understand how they are absorbed or refuted by the students. Throughout the work, it is possible to identify that children have something to say about their fantasies, aspirations, concerns and anxieties about issues of gender identities and that a space capable of accommodating them can sprout and mature an intimate and shared attitude in the elaboration of the condition of being sexual inherent to the human
Subject: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
Identidade de gênero
Crianças
Psicanálise
Educação
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: MENDONÇA, Lilian Cardoso de. Análise de questões de gênero: observações do subprojeto Pibid/Pedagogia. 2018. 1 recurso online (91 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.
Date Issue: 2018
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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