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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Atitudes para o estudo e sua relação com o desempenho escolar
Title Alternative: Attitudes towards studying and their relation to school achievement
Author: Peccin, Luciene Alves, 1988-
Advisor: Martinelli, Selma de Cássia, 1964-
Abstract: Resumo: O desempenho escolar tem sido bastante investigado ao longo dos anos, por representar uma variável importante no cenário educacional sobre a qualidade do ensino ofertado aos alunos. A literatura tem apontado constantemente que o desempenho escolar dos alunos pode estar relacionado às variáveis de ordem afetiva, cognitiva, social e comportamental. Dentre a multiplicidade de variáveis relacionais, optou-se, no presente trabalho, por investigar, de modo mais específico, as atitudes adotadas pelos alunos em relação aos estudos. Como atitudes, entende-se o que os alunos pensam, sentem e o modo como se comportam diante dos estudos. Nessa perspectiva, o presente estudo pautou-se nos objetivos de analisar a relação entre as atitudes para o estudo declaradas pelos alunos e a sua relação com o desempenho escolar; avaliar as atitudes em relação ao estudo declaradas com maior frequência pelos alunos; verificar se há existência de diferenças entre os sexos e os anos escolares em relação às atitudes para o estudo e investigar a relação entre as atitudes e o desempenho escolar em Língua Portuguesa. Participaram desta pesquisa 545 alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, de ambos os sexos, com idades que variavam de 6 a 11 anos, provenientes de duas escolas públicas de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Para a avaliação, foram utilizadas as notas escolares da disciplina de português dos alunos, como medida de desempenho, e um Inventário de Atitudes para o Estudo, desenvolvido para essa pesquisa. Os resultados apontaram para uma correlação negativa e baixa entre desempenho escolar e atitudes displicentes para o estudo (r=-0,234). Os resultados não revelaram diferenças significantes entre os sexos no que diz respeito ao fator displicência (F=0,030 e p=0,356) e ao empenho para o estudo (F=0,002 e p= 0,705). No que se refere a diferença entre ano escolar e atitude, os resultados indicaram que houve diferença estatisticamente significante no fator empenho (F=13,247 e p=<0,001), a variável significante apontou para a formação de dois grupos, demonstrando que os alunos do 2º e 3º ano declaram-se mais empenhados em relação aos estudos do que aos alunos do 4º e do 5º ano. Considera-se que os resultados apresentados e discutidos, neste estudo exploratório, apresentam contribuições para a investigação das atitudes em relação ao estudo, além de permitirem uma reflexão sobre o ato de estudar e sua relação com o desempenho escolar

Abstract: School achievement has been extensively investigated throughout the years, for representing an important variable in the educational scenario, regarding education quality. Literature on the topic has been constantly pointing out that students¿ school achievement may be related to affective, cognitive, social and behavioral variables. Among the multiple relational variables, in the present study we chose to investigate, in a more specific way, the attitudes adopted by students in relation to studying. By attitudes, we mean what students think and feel and how they behave towards studying. From this perspective, the present study aimed to analyze the relations between the attitudes towards studying declared by the students, as well as their relation to school achievement; evaluate the attitudes in regard to studying that are most frequently declared by the students; verify if there are differences between the sexes and the school years in relation to the attitudes towards studying and investigate the relation between these attitudes and the school achievement in Portuguese classes. A total of 545 students participated in this research; they were from both sexes, aged between 6 and 11 years, and attended from the 2nd to the 5th grade at two public elementary schools in an inland city of São Paulo State. The students¿ school grades were used as an indicator of achievement for the evaluation. In addition, an Inventory of Attitudes Towards Studying was developed for this research. The results indicated a negative and low correlation between school achievement and careless attitudes towards studying (r=-0,234). The results do not reveal any significant differences between the sexes concerning the carelessness factor (F=0,030 and p=0,356) and the effort towards studying (F=0,002 and p= 0,705). In regard to the difference between school year and attitude, the results indicated that there was a statistically significant difference in the effort factor (F=13,247 and p=<0,001); the significant variable pointed to the formation of two groups, demonstrating that 2nd and 3rd year students declare themselves to be committed to the studies more frequently than 4th and 5th year students. It is considered that the results presented and discussed in this exploratory study provide contributions to the investigation of attitudes towards studying, besides allowing a reflection about the act of studying and its relation to school achievement
Subject: Atitudes
Desempenho escolar
Estudantes
Percepção
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2018
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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