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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: As ações de mobilização do currículo produzidas por uma professora frente às demandas cotidianas da prática pedagógica : voos de formação de uma professora/pesquisadora  
Title Alternative: The actions of mobilization of the curriculum produced by a teacher facing the daily demands of the pedagogical practice : training flights of a teacher / researcher  
Author: Silva, Vanessa Maria Teixeira da, 1991-
Advisor: Varani, Adriana, 1972-
Abstract: Resumo :Nunca se discutiu tanto como nas últimas décadas acerca da necessidade de reformas curriculares, sendo esse um tema importante no campo dos estudos sobre currículo. Sendo os currículos prescritos reconfigurados no campo da ação cotidiana pelos sujeitos que produzem as práticas educativas, em especial, na prática pedagógica dos professores, surge o questionamento: Quais as possibilidades e limitações que se relacionam ao trabalho de ressignificação curricular realizada pelos professores/professoras dos anos iniciais do Ensino fundamental I no cotidiano da escola pública? Partindo-se deste questionamento inicial objetivou-se analisar as relações e implicações entre as compreensões de currículo de uma professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental I e seu trabalho pedagógico no cotidiano escolar. Como orientação metodológica foram feitos estudos no campo da pesquisa qualitativa em educação (LUDKE & ANDRÉ, 2015), assim como também, discussões acadêmicas que consideravam o professor como um pesquisador de sua prática (GERALDI, 1998). Foi realizado um estudo de caso da prática pedagógica de uma professora da rede municipal da cidade de Campinas/SP, baseando-se pela ótica do trabalho de pesquisa sob uma abordagem colaborativa (ZEICHNER, 1998), na qual, a professora / pesquisadora acompanhou a professora parceira no seu exercício docente. Buscou-se também ao longo do percurso de trabalho de investigação estabelecer uma relação de pesquisa pautada na interação de trocas de experiências entre a professora/pesquisadora e a professora que se prontificou a ser parceira com a proposta. Discute-se sobre o campo do cotidiano a partir do olhar de autores como Certeau (1998), Heller (1992), Ezpeleta; Rockwell (1989). Sobre as ações de mobilização de currículo produzidos por esta professora ao vivenciar esse cotidiano escolar, foi realizado estudo de autores como: Ferraço, et al (2008), Macedo et al (2004), Oliveira (2005) e Barros (2008). Nesse estudo foi possível compreender claramente os caminhos e estratégias de reconfiguração do currículo prescrito mobilizado pela professora parceira em seu exercício de trabalho enquanto uma profissional da educação que no decorrer dessa prática assumiu uma postura política de reflexão e crítica, ao promover experiências educativas pautadas pelas necessidades contextuais de seus estudantes. Essas ações vão desde mobilização dos diversos tempos e espaços educativos; não utilização do livro didático e seleção e reorganização dos conteúdos curriculares da proposta curricular prescrita. Vivenciar tal experiência de pesquisa permitiu a reflexão sobre as bases epistemológicas para se construir conhecimento sobre os processos educativos e consequentemente, sobre outros caminhos possíveis e mais sensíveis de se pesquisar essas práticas. Espera-se que este trabalho possa colaborar para ampliação de um olhar contra-hegemônico acerca das práticas educativas desenvolvidas em nossas escolas públicas superando o forte olhar determinista e reprodutor sobre a mesma ao evidenciar as práticas de reconfiguração do currículo também produzidas cotidianamente por professores e professoras nestes espaços

Abstract: It has never been discussed as much as in recent decades about the need for curricular reforms, important theme in the field of curriculum studies. Since these prescribed curricula are reconfigured in the field of everyday action by the subjects who produce the educational practices, especially in teachers pedagogical practice, we questioned: What are the possibilities and limitations that relate to the work of curricular re-signification carried out by the teachers of the initial years of Elementary School in public school daily life? Starting from this initial questioning, the objective was to analyze the relations and implications between the comprehension of curriculum of a teacher of the initial years of Elementary School and her pedagogical work in the school routine. As a methodological orientation, studies were conducted in the field of qualitative research in education (LUDKE & ANDRÉ, 2015), as well as academic discussions that considered teachers as researchers of their own practice (GERALDI, 1998). A case study of the pedagogical practice of a teacher in the city of Campinas / SP was carried out, based on the perspective of the research work under a collaborative approach (ZEICHNER, 1998), in which, as a teacher/researcher, I followed another teacher in her teaching practice. It was also sought along the course of research work to establish a research relationship based on the interaction of exchanges of experiences between the teacher/researcher and the teacher who was willing to be a partner with the proposal. We discuss the field of everyday life from the perspective of authors such as Certeau (1998), Heller (1992), Ezpeleta; Rockwell (1989). On the actions of curriculum mobilization produced by this teacher when experiencing her school routine, a study of authors such as Ferraço et al (2008), Macedo et al (2004), Oliveira (2005) and Barros (2008) was carried out. In this study it was possible to clearly understand the ways and strategies of reconfiguration of the prescribed curriculum mobilized by the partner teacher in her work as an education professional, who in the course of this practice assumed a political posture of reflection and criticism, by promoting educational experiences guided by the contextual needs of her students. These actions range from the mobilization of different times and educational spaces; non-use of textbooks; selection and reorganization of the curricular contents of the prescribed curricular proposal. Experiencing such a research experience has also made me reflect on the epistemological basis for building knowledge about educational processes and consequently on other possible and more sensitive ways of researching these practices. We hope this work could contribute to the expansion of a counter-hegemonic view on the educational practices developed in our public schools, overcoming the strong determinist and reproductive gaze on it by highlighting the practices of reconfiguration of the curriculum also produced daily by teachers in these spaces
Subject: Cotidiano escolar
Prática pedagógica
Curriculo escolar
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2018
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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