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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Vivências da agência docente nas aulas de língua inglesa no contexto do ProFIS-UNICAMP
Title Alternative: Teacher agency experiences in the context of ProFIS-UNICAMP English classes
Author: Hibarino, Denise Akemi, 1978-
Advisor: Rocha, Claudia Hilsdorf, 1965-
Abstract: Resumo: No campo da Linguística Aplicada, os estudos dos últimos anos na área de formação de professores de línguas no Brasil têm se constituído foco produtivo, tanto no que diz respeito à formação inicial (MATEUS, 2011; JORDÃO et al., 2013; MATEUS, EL KADRI & SILVA, 2013; MILLER, 2017) quanto à formação continuada (JORDÃO et al., 2011; SILVA & ARAGÃO, 2013; MONTE MÓR, 2014; GIL & SOUZA, 2016). Para pesquisadores como Miller (2014), nesse movimento de fortalecimento de práticas docentes estão presentes não só diferentes perspectivas teóricas como também a diversidade de práticas investigativas em variados contextos. Inserido nesse quadro de pesquisas, este trabalho tem como objetivo geral analisar e discutir como a agência docente (BIESTA & TEDDER, 2006, 2007; JORDÃO, 2013a; PRIESTLEY, BIESTA & ROBINSON, 2013, 2015; MARTIN & MORGAN, 2015; BIESTA, PRIESTLEY & ROBINSON, 2017) é construída e vivenciada nas aulas de língua inglesa (LI) do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Nesse contexto socioeducacional singular em termos de ampliação de acesso ao ensino superior no Brasil (ANDRADE, 2012; ANDRADE et al., 2012; KNOBEL, 2013, 2014), a pesquisa direciona-se para os professores em formação inicial (graduandos) e em formação continuada (graduados em Letras), em atuação na disciplina de LI do ProFIS. Como aporte teórico, adota-se a noção dialógica de agência de Emirbayer & Mische (1998), recontextualizando-a para a área educacional. Com apoio em Biesta & Tedder (2006, 2007), que apropriam-se do conceito de Emirbayer & Mische (1998), problematiza-se a agência docente como processo e não como algo a ser possuído. De forma complementar, também busca-se amparo nas discussões de Shields (2007), que salienta essa agência como vivência em que se faz reconhecer os limites e potencialidades em sala de aula. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa (COHEN, MANION & MORRISON, 2007) de cunho etnográfico (ANDRÉ, 2012), com observação participante (MASON, 2002) e de bases interpretativas (DENZIN & LINCOLN, 2006) no segundo semestre de 2015. A geração de dados ocorreu durante as aulas teóricas e práticas e nos grupos focais a partir dos instrumentos adotados (diário de campo impresso, diário e questionário online, entrevistas e narrativas autobiográficas) e a análise foi operacionalizada pelas perguntas norteadoras. No decorrer da análise, foi possível perceber os discursos sobre a construção de conhecimento (COPE & KALANTZIS, 2000; KALANTZIS & COPE, 2012), a condição da LI como língua franca (SOUSA SANTOS, 2002a, 2007; JENKINS, 2007; MOITA LOPES, 2008b; JORDÃO, 2014) e os questionamentos sobre a formação docente (inicial e continuada). Por outro lado, esses discursos também foram ressignificados ao longo do semestre no qual ocorreu a geração dos dados, apontando a tensão entre visões autoritárias/hegemônicas e internamente persuasivas/não hegemônicas constituintes da agência docente. Finalmente, é importante salientar a vivência da agência docente e suas tensões, sobretudo, como pesquisadora e participante dessa investigação. Nesse processo freireano de "ler se lendo" (MENEZES DE SOUZA, 2011), analisar os meus discursos e ressignificá-los em meio às práticas docentes dos outros participantes corrobora o argumento de Cavalcanti (2013) sobre a necessidade de vivenciar o ensino

Abstract: In the domains of Applied Linguistics, the studies carried out in the latest years in the field of language teacher education in Brazil have become a productive focus both in terms of initial teacher education (MATEUS, 2011; JORDÃO et al., 2013; MATEUS, EL KADRI & SILVA, 2013; MILLER, 2017) and of continuing teacher education (JORDÃO et al., 2011; SILVA & ARAGÃO, 2013; MONTE MÓR, 2014; GIL & SOUZA, 2016). For researchers as Miller (2014), this trend shows the strengthening of teacher education practices in which there are not only different theoretical perspectives, but also the diversity of investigative practices in a variety of contexts. Therefore, it is within this framework that I situate my doctoral thesis, whose general objective is to analyze and discuss how the teacher agency (BIESTA & TEDDER, 2006, 2007; JORDÃO 2013a; PRIESTLEY, BIESTA & ROBINSON, 2013, 2015; MARTIN & MORGAN, 2015; BIESTA, PRIESTLEY & ROBINSON, 2017) is formed and experienced in the English language classes (EL) of the Interdisciplinary Higher Education Program (Programa de Formação Interdisciplinar Superior - PROFIS) from UNICAMP. In this unique social-educational context in terms of widening access to higher education in Brazil (ANDRADE et al., 2012, 2017; KNOBEL, 2013, 2014), the research is aimed at teachers attending initial teacher education (undergraduate students) and continuing teacher education (graduated in Language and Literature), who work with the subject EL at the abovementioned program. As theoretical contribution, it is based on the dialogical concept of agency from Emirbayer and Mische (1998) and analysed in the educational context. For this purpose, it is based on authors such as Biesta and Tedder (2007, 2007) who, making use of Emirbayer and Mische¿s concept (idem), discuss the teacher agency as a process, rather than something possessed. Complementarily, it also finds support in the discussions of Shields (2007) who, in turn, points out this agency as an experience that makes us aware of our limitations and capabilities in the classroom (MARTIN; MORGAN, 2015). Therefore, during the second semester of 2015, a qualitative research (COHEN; MANION & MORRISON, 2007) of ethnographic nature (ANDRÉ, 2012) was carried out, applying participant observation (Mason, 2002) and interpretivist approaches (DENZIN & LINCOLN, 2006). The data stemmed from theoretical and practical classes and from the focus groups by means of the measuring instruments adopted (printed field notes, online notes and question pools, interviews and life-histories), and the analysis was carried out by the guiding questions. During the analysis, it was possible to notice the discourses on knowledge construction (COPE & KALANTZIS, 2000; KALANTZIS & COPe, 2012 [2008]), on the role of the EL as lingua franca (SOUSA SANTOS, 2002, 2007; JENKINS, 2007; MOITA LOPES, 2008b; JORDÃO, 2014) and on the debate about teacher education (initial and continuing). In contrast, these discourses were also given new meaning along the semester in which the data were collected, indicating tension between the authoritative/hegemonic and the internally persuasive/non-hegemonic views of the teacher agency. At last, it is highlighted the experience of teacher agency and its tensions, mainly as a researcher and participant of this investigation. In the Freirean process of "reading by reading yourself" (MENEZES DE SOUZA, 2011), analyzing my discourses and giving them a new meaning during the teaching practices of other participants supports Cavalcanti's allegation (2013) that it is necessary to experience the teaching practice
Subject: Programa de Formação Interdisciplinar Superior
Linguística aplicada
Professores - Formação - Brasil
Língua inglesa
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: HIBARINO, Denise Akemi. Vivências da agência docente nas aulas de língua inglesa no contexto do ProFIS-UNICAMP. 2018. 1 recurso online (267 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP.
Date Issue: 2018
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

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