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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: A sala de aula como espaço de interlocução e produção de sentidos
Title Alternative: The classroom as a space of interlocution and sense production
Author: Barbosa, Giovana Tolesani Camargo, 1989-
Advisor: Guedes-Pinto, Ana Lúcia, 1969-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa buscou problematizar as relações que se estabelecem na sala de aula, procurando encontrar indícios dos sentidos produzidos pelos sujeitos sociais (professora e alunos) nas interlocuções cotidianas. O entrecorrer desse processo fomentou indagações acerca das condições de produção desses sentidos, no contexto em questão. Diante dos episódios registrados por mim, do lugar social de professora do 5º e 3º ano do Ensino Fundamental, respectivamente, entre os anos de 2016 e 2017, deparei-me com situações que, ao serem intercruzadas com estudos de Vigotski, Bahktin e Certeau, suscitaram questionamentos acerca dos sentidos produzidos pelos alunos nas diversas situações de aprendizagem que ocorrem na sala de aula, bem como suas formas de elaboração e apropriação do saber historicamente acumulado. Nesse processo, o caderno de registros se configurou como um instrumento de pesquisa e também uma ferramenta de trabalho, pois possibilitou a ressignificação de minha prática. Passei a priorizar, no trabalho pedagógico, situações como as de leitura, principalmente de literatura, nas quais sentidos pudessem circular mais livremente e as crianças, de certo modo, tivessem liberdade para produzir novos significados às situações cotidianas. Dessa maneira, a interação com os alunos indicava, ao mesmo tempo, caminhos para que pudesse buscar novas formas de mediar a relação deles com os conteúdos culturais e, paralelamente, os estudos de Bakhtin, Vigotski, Certeau e outros autores da perspectiva Histórico-Cultural, redirecionavam o modo como me relacionava com a prática pedagógica

Abstract: This research sought to problematize the relations that are established in the classroom, trying to find indications of the senses produced by the social subjects (teacher and students) in everyday dialogues. The routing of this process fostered questions about the conditions of production of these senses, in the context in focus. Faced with the episodes recorded by me, from the social place of 5th and 3rd grade elementary school teacher, respectively, between 2016 and 2017, I came across situations that, when cross-linked with studies by Vigotski, Bahktin and Certeau, have raised questions about the senses produced by students in the various learning situations that occur in the classroom, as well as their forms of elaboration and appropriation of historically accumulated knowledge. In this process, a notebook was configured as a research tool and also a work tool, because it enabled the re-signification of my practice. I began to prioritize, in the pedagogical work, situations such as reading, especially literature, in which senses could circulate more freely and children, in a way, had the freedom to produce new meanings to everyday situations. In this way, the interaction with the students indicated, at the same time, ways to search for new schemes to mediate their relationship with cultural contents and, in parallel, the studies of Bakhtin, Vigotski, Certeau and other authors of the Historical-Cultural perspective, redirected the way I related to pedagogical practice
Subject: Ambiente de sala de aula
Ensino
Sentidos e sensações
Leitura
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: BARBOSA, Giovana Tolesani Camargo. A sala de aula como espaço de interlocução e produção de sentidos. 2018. 1 recurso online ( p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.
Date Issue: 2018
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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