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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: TDAH : avaliação das funções executivas e do estresse entre universitários
Title Alternative: ADHD : evaluation of executive functions and stress between
Author: Porto, Rogerio Liberato, 1972-
Advisor: Francesquini Júnior, Luiz, 1966-
Abstract: Resumo: O objetivo deste estudo foi comparar o funcionamento das funções executivas, os níveis de estresse, de ansiedade e de depressão entre os Discentes de Odontologia com e sem sintomas de TDAH. Métodos: Trata-se de um estudo tipo caso-controle pareado, conduzido no departamento de odontologia social, em que se avaliou Discentes do curso de graduação em odontologia da FOP/UNICAMP (n=243), que preencheram a escala (Adult Self-Report Scale) de auto relato de sintomas de TDAH. Feito isto separou-se o grupo denominado CASO (n=47com TDAH) e grupo CONTROLE (n=49 sem TDAH), nestes utilizou-se as escalas de estresse, escala de ansiedade e depressão. E foi incluído os seguintes testes para avaliação da função executiva: testes Trail making A e B; teste Dígitos, teste D2, semelhanças e arranjo de figuras. A análise estatística consistiu nos testes qui-quadrado e teste t de Student. Também se estimou o odds ratios e os respectivos intervalos de confiança. Os grupos foram ainda comparados quanto ao desempenho nos testes neuropsicológicos por meio do teste não paramétrico de Mann Whitney. Em todas as análises foi considerado o nível de significância de 5%. Resultados: Os resultados revelaram que houve associação significativa no TDAH, quanto à ansiedade, à depressão e ao Estresse. Em relação ao funcionamento executivo, observou-se diferença significativa na atenção concentrada e na flexibilidade cognitiva. Conclusão: Concluiu-se que os Discentes do grupo com TDAH têm grandes chances de desenvolver ansiedade, depressão e estresse. Neste mesmo grupo em relação ao funcionamento executivo, foi constatado o pior desempenho nos testes de atenção concentrada e flexibilidade cognitiva

Abstract: The objective of this study was to compare the functioning of executive functions, stress, anxiety and depression levels among Dental Students with and without ADHD symptoms. METHODS: This was a matched case-control study conducted at the Department of Social Dentistry, where the students of the FOP/UNICAMP (n = 243) undergraduate course in dentistry were enrolled, completing the Adult Self-Report Scale) self-report of ADHD symptoms. This was done by separating the CASE group (n = 47 with ADHD) and the CONTROL group (n = 49 without ADHD), in which the stress, anxiety scale and depression scales were used. The following tests were used to evaluate executive function: Trail making tests A and B; test Digits, D2 test, similarities and arrangement of figures. Statistical analysis consisted of chi-square test and Student t-test. We also estimated odds ratios and their confidence intervals. The groups were also compared for performance in neuropsychological tests using the non-parametric Mann Whitney test. In all analyzes the significance level of 5% was considered. Results: The results showed that there was a significant association between ADHD, anxiety, depression and stress. Regarding executive functioning, there was a significant difference in concentrated attention and cognitive flexibility. Conclusion: It was concluded that the students of the group with ADHD have great chances of developing anxiety, depression and stress. In this same group in relation to the executive functioning, it was observed the worst performance in the tests of concentrated attention and cognitive flexibility
Subject: Estudantes
Neuropsicologia
Transtorno do deficit de atenção com hiperatividade
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2018
Appears in Collections:FOP - Tese e Dissertação

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