Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/332246
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Sobre o corpo e o narcisismo na psicanálise de Freud : reflexões para a educação física
Title Alternative: About the body and narcissism in Freud's psychoanalysis : reflections for physical education
Author: Carvalho, Gabriella Elaine Fagundes de, 1983-
Advisor: Roble, Odilon José, 1970-
Abstract: Resumo: O presente texto discute a noção de corpo na Psicanálise, especificamente no contexto teórico do narcisismo. Ainda que não tão presente na Educação Física, a Psicanálise trouxe elementos preciosos para a representação do corpo e sua relação com o sujeito, tais como: a identificação do mesmo enquanto ser, o corpo como ferramenta psíquica (além de biológica), a estruturação do aparelho psíquico e sua relação com o desenvolvimento do sujeito, o desenvolvimento da personalidade, o conceito de autoestima, entre outros. Nossa proposta objetivou, a partir da teoria de Sigmund Freud, pensar como o conceito de narcisismo parece contribuir para a noção de corpo e inferir conexões com a Educação Física. A leitura de Freud aqui proposta não objetivou uma doutrinação psicanalítica para a área, mas a discussão e rediscussão, o conhecimento, o contato com um conhecimento de corpo diferente do habitual, podendo propiciar uma maior aceitação como fonte de prazer, desejo e constructos que podem ser explorados, entendidos e manifestos quando possível. O narcisismo contribuiu, assim, para a noção de corpo na Educação Física enquanto possibilidade de construção de um corpo que pode ser sentido, vivido, escutado e falado. Um corpo que não precisa mais ser apenas desenvolvido biologicamente, treinado, performático, rentabilizado e medido. Não são mais estruturas que, trabalhadas separadamente, moldam um todo e, sim, um todo pulsionado por desejos, sonhos, sentimentos, reações e incertezas que mesmo quando não tem as medidas padrões, a potencialidade dominante, nem os contornos mais belos, é também uma expressão do eu

Abstract: The present text discusses the notion of body in Psychoanalysis, specifically in the theoretical context of narcissism. Although not so much in Physical Education, psychoanalysis has brought precious elements for the representation of the body and its relation with the subject, such as: the identification of the same while being, the body as a psychic (as well as biological) tool, the structuring of the apparatus psychic and its relation with the development of the subject, the development of the personality, the concept of self-esteem, among others. Our proposal aimed, from the theory of Sigmund Freud, to think how the concept of narcissism seems to contribute to the notion of body and to infer connections with Physical Education. Freud's reading here proposed did not aim at a psychoanalytic indoctrination for the area, but the discussion and rediscussion, the knowledge, the contact with a body knowledge different from the habitual one, being able to propitiate a greater acceptance as a source of pleasure, desire and constructs that can be explored, understood and manifest when possible. Narcissism thus contributed to the notion of body in Physical Education as a possibility of building a body that can be felt, lived, heard and spoken. A body that no longer needs to be only biologically developed, trained, performative, monetized and measured. They are no longer structures that, worked separately, shape a whole, but a whole pulsed by desires, dreams, feelings, reactions and uncertainties that even when it does not have the standard measures, the dominant potentiality, nor the most beautiful contours, is also an expression of self
Subject: Corpo
Narcisismo
Educação física
Psicanálise
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: CARVALHO, Gabriella Elaine Fagundes de. Sobre o corpo e o narcisismo na psicanálise de Freud: reflexões para a educação física. 2018. 1 recurso online (78 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP.
Date Issue: 2018
Appears in Collections:FEF - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Carvalho_GabriellaElaineFagundesDe_M.pdf942.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.