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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Título : Os eventos casuais no desenvolvimento de carreira de estudantes do ensino superior
Otros títulos : The chances events in the career development of undergraduate
Autor : Faria, Rafaela Roman de, 1985-
Advisor: Mercuri, Elizabeth Nogueira Gomes da Silva, 1952-
Resumen : Resumo: Assumindo a importância dos eventos casuais na tomada de decisão e desenvolvimento de carreira, o presente estudo se propôs a investigar o papel desses eventos no desenvolvimento de carreira de estudantes de graduação. Para isso, teve como objetivos identificar e analisar: a ocorrência dos eventos casuais que afetaram o desenvolvimento de carreira dos estudantes durante o período de graduação; a natureza dos eventos casuais percebidos pelos estudantes; o impacto que os eventos casuais tiveram sobre o desenvolvimento de carreira dos estudantes; a avaliação que os estudantes fazem de seu impacto sobre desenvolvimento de carreira; e a relação entre variáveis dos eventos casuais e características dos estudantes. Considerando a natureza dos objetivos estabelecidos, o estudo identifica-se como do tipo descritivo, exploratório e de abordagem quali-quantitativa. A pesquisa foi desenvolvida em uma universidade estadual, localizada no estado do Paraná. A amostra foi composta de 18 estudantes universitários, sendo 08 homens e 10 mulheres que estavam cursando o último ano de nove cursos de graduação oferecidos na instituição. Os dados para esse estudo foram obtidos nas dependências da universidade por meio de entrevista. O roteiro de entrevista foi dividido em duas partes: 01- Caracterização dos participantes e 02- Eventos casuais e desenvolvimento de carreira. Como resultados, no conjunto dos 18 participantes, foi possível identificar, no total, 120 eventos casuais, o que corresponde a uma média de 6,67 (DP=1,97) eventos por estudante. A soma de cinco categorias de eventos casuais (encorajamento, eventos históricos, evento pessoal, conexões pessoais e/ou profissionais e influências do casamento e/ou família) totalizaram 74,16% dos 120 eventos casuais identificados nesse estudo. Verificou-se que todos os entrevistados afirmaram que durante a graduação se depararam com eventos casuais que impactaram e trouxeram influência positiva e/ou negativa no curso e/ou na carreira. Foram identificadas as seguintes subcategorias de impactos no curso: a) no desempenho acadêmico; b) na interação interpessoal; c) nas condições físicas e emocionais; d) na visão do curso e da instituição e e) na condição temporal da rotina do estudante. Em impactos na carreira foram identificadas as seguintes subcategorias de mudanças: a) nas condições temporais; b) na visão da carreira; c) na trajetória de carreira e d) no profissionalismo. Nas análises quantitativas envolvendo as características dos eventos casuais e a relação com as características dos entrevistados, foram observadas diferenças significativas entre as variáveis sexo e a fase do curso em que o evento casual ocorreu, para estudantes trabalhadores e a avaliação do impacto do evento casual e, ainda, entre as áreas do conhecimento e o tipo de impacto do evento casual. Na análise comparativa entre estado civil, turno de estudo, local de residência e faixa etária e as características dos eventos, não houve diferença significativa para nenhuma das variáveis investigadas. Frente aos resultados, nota-se a necessidade de novas pesquisas que aprofundem os conhecimentos sobre a temática, uma vez que os eventos casuais e seus impactos foram percebidos como fator determinante no desenvolvimento de carreira por todos os entrevistados nesse estudo

Abstract: Assuming the importance of chances events in decision making and career development, the present study aimed to investigate chance events in the career development of undergraduate students. In order to do so, it had as objectives to identify and analyze: the occurrence of the chane events that affected the career development of the students during the undergraduation period; the nature of the chance events perceived by students; the impact that chance events have had on students' career development; the assessment that students make of their impact on career development; and the relation between variables of the casual events and characteristics of the students. Considering the nature of the established objectives, the study identifies itself as a descriptive, exploratory and qualitative-quantitative approach. The research was developed at a state university, located in the state of Paraná - Brazil. The sample consisted of 18 undergraduate students, of whom 08 were men and 10 were women who had been in the last year of nine undergraduate courses offered at the institution. The data for this study were obtained at university premises by means of an interview. The interview script was divided into two parts: 01- Characterization of the participants and 02- Chance events and career development. As a result, in the set of 18 participants, it was possible to identify a total of 120 casual events, which corresponds to an average of 6.67 (SD = 1.97) events per student. The sum of five categories of chance events (encouragement, historical events, personal event, personal and / or professional connections, and marriage and / or family influences) accounted for 74.16% of the 120 chance events identified in that study. It was verified that all the interviewees affirmed that during the graduation they were faced with chance events that impacted and they had positive and / or negative influence in the course and / or the career. The following subcategories of course impacts were identified: a) in academic performance; b) in interpersonal interaction; c) in physical and emotional conditions; d) in the vision of the course and institution and e) in the temporal condition of the student's routine. In career impacts, the following subcategories of changes were identified: a) in temporal conditions; b) in career vision; c) career path and d) professionalism. In the quantitative analysis involving the characteristics of chance events and the relationship with the characteristics of the interviewees, significant differences were observed between the variables gender and the phase of the course in which the casual event occurred, for students, workers and the assessment of the impact of the event casual and, also, between the areas of knowledge and the type of impact of casual event. In view of the results, the need for further research that deepens the knowledge about the subject, since the casual events and their impacts were perceived as a determining factor in career development by all interviewees in this study
Palabras clave : Ensino superior
Carreira profissional - Desenvolvimento
Language: Português
Editorial : [s.n.]
Fecha de publicación : 2018
Aparece en las colecciones: FE - Tese e Dissertação

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