Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/331527
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Proposta de uma sistemática para previsão de demanda aeroportuária = um estudo ex-post-facto = Proposal of a systematic forecasting for an airport demand: an ex-post-facto study
Title Alternative: Proposal of a systematic forecasting for an airport demand : an ex-post-facto study
Author: Bortoletto, Wagner Wilson, 1982-
Advisor: Silva, Alessandro Lucas, 1976-
Abstract: Resumo: O transporte aéreo é um importante componente no desenvolvimento econômico das cidades. É observado que tanto pela perspectiva estratégica como pela visão operacional, o desenvolvimento dos vários componentes do sistema aeroportuário dependem dos níveis de atividade previstos para o futuro. Sendo assim, para avaliar o desempenho nos sistemas aeroportuários existentes e planejar instalações para atender às necessidades futuras é essencial prever o nível e a distribuição da demanda de seus diversos elementos. Porém, diante do crescimento da demanda nas últimas décadas, o desequilíbrio entre demanda e a capacidade aeroportuária tem se mostrado preocupante, resultando em congestionamentos e atrasos. Portanto, atrelar o estudo de demanda com avaliação da capacidade aeroportuária é de grande valia ao setor. Diante disso, por meio de um estudo descritivo com uma abordagem quantitativa longitudinal e utilizando os procedimentos da pesquisa ex-post-facto, o propósito deste trabalho é propor uma sistemática para previsão de demanda de passageiros aeroportuários por meio da modelagem estatística e inferir a probabilidade de saturação de sua capacidade utilizando a simulação de Monte Carlo em paralelo ao conceito do Value-at-Risk. A modelagem estatística se dá por meio de modelos clássicos, comuns à Engenharia de Produção, e por modelos baseados na Econometria de Séries Temporais. A fim de potencializar a eficácia na inferência dos parâmetros estatísticos, uma estratégia de modelagem é proposta amparada em testes de normalidade e autocorrelação serial. Diante de sua relevância nacional o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos é empregado na modelagem utilizando sua série temporal de dados que tem como horizonte os anos de 2000 à 2016 em uma frequência mensal. Após a estimativa dos modelos de previsão, seus erros e resíduos são mensurados frente aos dados reais e a validação dos mesmos é realizada. Por fim, frente a projeção de longo-prazo para os próximos dez anos, os resultados obtidos demonstram que o aeroporto se encontra em estado crítico e com saturação de sua capacidade eminente. Diante disso, o estudo apresenta os procedimentos de gerenciamento da demanda que devem ser adotados diante deste cenário

Abstract: Air transport is an important component in the economic development of cities. It is known that, even by the strategic perspective and the operational view, the development of several components of the airport system relies on the levels of activity foreseen for the future. Therefore, to evaluate the performance on many existing airport systems and plan facilities to meet the upcoming needs, it is essential to predict the level and distribution of the demand for its several elements. However, given the growth on the demand in the last decades, the imbalance between the demand and the airport capacity has been alarming, resulting in congestion and delays. Therefore, linking the demand study with airport capacity assessment is of great value to the sector. Consequently, through a descriptive study with a longitudinal quantitative approach and using the procedures of the ex-post-facto study, the purpose of this research is to propose a systematic to forecast the demand of airport passengers by means of statistical modeling and infer the probability of saturation of its capacity using the Monte Carlo simulation in parallel with the Value-at-Risk concept. The Statistical modeling occurs through classical models, usual to Production Engineering, and models underpinned on Time Series Econometrics. In order to maximize the efficiency in the inference of the statistical parameters, a modeling strategy is proposed based on tests of normality and serial autocorrelation. Due to its national relevance, the International Airport of São Paulo/Guarulhos is chosen as model using its time series of data that has as horizon the years 2000 to 2016 on a monthly frequency. After estimating the forecast models, their errors and residuals are measured against the actual data and their validation is performed. At last, in a long-term projection view for the next ten years, the results have shown that the airport is in a critical state and saturated with its eminent capacity. Considering this, the study presents the procedures for the demand management that must be adopted in this scenario
Subject: Transporte aéreo - Brasil
Series temporais
Previsão economica - Modelos econométricos
Aeroportos - Administração
Monte Carlo, Método de
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: BORTOLETTO, Wagner Wilson. Proposta de uma sistemática para previsão de demanda aeroportuária: um estudo ex-post-facto = Proposal of a systematic forecasting for an airport demand: an ex-post-facto study. 2017. 1 recurso online (165 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas, Limeira, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/331527>. Acesso em: 3 set. 2018.
Date Issue: 2017
Appears in Collections:FCA - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Bortoletto_WagnerWilson_M.pdf5.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.