Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/331525
Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Uma nova proposta para experimentos remotos de Físico-Química utilizando microcontroladores e plataforma Moodle®
Title Alternative: A new proposal for remote Physical Chemistry experiments using microcontrllers and Moodle¿ Platform
Author: Cachichi, Ricardo Cenamo, 1974-
Advisor: Simoni, Jose de Alencar, 1953-
Abstract: Resumo: Neste trabalho, utilizando uma coleta automatizada de dados, realizaram-se experimentos tradicionais de Química, como destilação fracionada de mistura água/etanol e água/acetona, reação oscilante Briggs-Rauscher, cinética da decomposição de tiossulfato catalisada por ácido e entalpia de decomposição catalítica de peróxido de hidrogênio. Para esse conjunto de experimentos, utilizou-se uma coleta local de dados, em que o objetivo era adequar as condições de medida à instrumentação alternativa, que foram utilizadas para a realização de experimentos remotos. A instrumentação alternativa significa o uso de pequenos dispositivos baratos e facilmente encontrados no mercado, como: um sensor de temperatura LM35, laser vermelho, sensor LDR, sensor de temperatura DS18B20, Plataforma Arduino, ESP8266-NodeMCU e Módulo WiFi ESP8266. Na primeira etapa, um sensor de temperatura e um sistema laser-LDR foram acoplados à placa de aquisição, e os dados foram coletados usando o software da placa e, posteriormente, analisados usando um software de processamento de dados. Com os sistemas desenvolvidos nessa etapa, quatro experimentos foram realizados remotamente, via Internet, usando o site do YouTube e a plataforma Moodle. Nessa etapa, todos os experimentos foram transmitidos a estudantes de diferentes disciplinas, e posteriormente avaliados por questionários qualitativos e quantitativos aplicados aos alunos. Em todos os experimentos os resultados experimentais concordaram adequadamente com os da literatura, com precisão e exatidão compatíveis com o que se espera no ensino experimental convencional. A aplicação dos questionários aos alunos que vivenciaram os experimentos remotamente mostrou uma excelente aceitação por parte dos mesmos, evidenciando a positividade na utilização do recurso da experimentação remota

Abstract: In this work, using automated data collection, we carried out traditional chemistry experiments, such as fractional distillation of water / ethanol and water / acetone mixture, Briggs-Rauscher oscillating reaction, kinetics of acid catalysed thiosulfate decomposition and enthalpy of catalytic decomposition hydrogen peroxide. For this set of experiments, a local data collection was used, in which the objective was to adapt the measurement conditions to the alternative instrumentation, that were used to carry out remote experiments. Alternative instrumentation means the use of small, inexpensive devices easily found in the market, such as: a LM35 temperature sensor, red laser, LDR sensor, DS18B20 temperature sensor, Arduino platform, ESP8266-NodeMCU and ESP8266 Wi-Fi module. In the first step, a temperature sensor and a laser-LDR system were coupled to the acquisition board, and data were collected using the board software and then analyzed using data processing software. With the systems developed in this stage, four experiments were performed remotely, via the Internet, using the YouTube site and the Moodle platform. In this stage, all the experiments were transmitted to students from different disciplines, and later evaluated by qualitative and quantitative questionnaires applied to them. In all experiments, the experimental results were in agreement with those of the literature, with precision and accuracy compatible with what is expected in conventional experimental teaching. The application of the questionnaires to the students who experienced the experiments remotely showed an excellent acceptance on the part of them, evidencing the positivity in the use of the remote experimentation resource
Subject: Microcontroladores
Experimentação remota
Internet na educação
Físico-química
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: CACHICHI, Ricardo Cenamo. Uma nova proposta para experimentos remotos de Físico-Química utilizando microcontroladores e plataforma Moodle®. 2018. 1 recurso online (107 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Química, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/331525>. Acesso em: 3 set. 2018.
Date Issue: 2018
Appears in Collections:IQ - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Cachichi_RicardoCenamo_D.pdf3.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.