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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Oficinas de Clínica Jurídica do Juizado Especial e do Escritório Modelo na experiência da FACAMP : o emprego da metodologia ativa
Title Alternative: Special (Civil) Courts and Training Office Law Clinic workshops according to FACAMP's experience : the use of active methodology in Law Clinics
Author: Ferreira, Maria Lúcia de Freitas Petrucci, 1968-
Advisor: Pereira, Elisabete Monteiro de Aguiar, 1949-
Abstract: Resumo: No Brasil, o ensino jurídico passou por várias reformulações, mas a preocupação com a metodologia de ensino a ser empregada nos cursos de graduação em Direito é recente e com poucas exceções no decorrer da história. A questão da metodologia de ensino traz para o ensino jurídico brasileiro uma nova visão da relação ensino-aprendizado, que é predominantemente desenvolvida por meio da metodologia tradicional. Como proposta de mudança da relação ensino-aprendizado, a FACAMP desenvolveu no seu curso de Direito, a experiência do emprego da metodologia ativa em Clínica Jurídica. A ideia de essa metodologia ser empregada no curso de Direito veio como alternativa ao emprego de aulas expositivas. Para a investigação sobre o uso da metodologia ativa na Clínica Jurídica, utilizou-se a experiência desenvolvida nas "Oficinas do Juizado Especial" e do "Escritório Modelo". Com base nessa experiência, levantou-se a opinião de professores e advogados orientadores envolvidos nessas Oficinas de Clínica Jurídica, com o objetivo de verificar a avaliação que faziam sobre o emprego da metodologia ativa nessas disciplinas. Investigou-se junto a alunos, professores e advogados como se deu a formação discente por meio dessa metodologia ativa. Por fim, foram obtidos resultados satisfatórios quanto a essa experiência de ensino participativo por meio da metodologia ativa nas Oficinas de Clínica Jurídica

Abstract: In Brazil, the teaching of Law has undergone various reforms, but the preoccupation with the teaching methodology used in the undergraduate course of Law is a recent one, with few exceptions over time. The issue of teaching methodology brings to the teaching of Law, here in Brazil, a new view of the relationship teaching-learning, where the traditional teaching methods still prevail. With a proposal to change this relationship, FACAMP developed, in its Law course, an experiment using active methodology at its Law Clinics. The idea behind this experiment came as an alternative to the more traditional lectures. To investigate the use of active methodology in the Law Clinics, "Special (Civil) Courts" and "Training Office Law Clinic" workshops were used. The opinion of professors and lawyer-advisors involved in these workshops were compiled in order to analyse the assessments made regarding active methodology in their classes. An investigation was conducted with students, professors and lawyers regarding the training of these students with active methodology. Finally, satisfactory results were obtained in respect to the experience of participative teaching through active methodology at the Law Clinic
Subject: Metodologia de ensino
Clínica jurídica
Aula expositiva
Ensino participativo
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2018
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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