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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Mauricius Martins Farinapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artespt_BR
dc.format.extent1 recurso online (241 p.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.typeTESE DIGITALpt_BR
dc.titleCássio Vasconcellos e as poéticas do espaço = Cássio Vasconcellos and the poetics of spacept_BR
dc.title.alternativeCássio Vasconcellos and the poetics of spacept_BR
dc.contributor.authorAssumpção, Daniel Augusto de Moraes, 1975-pt_BR
dc.contributor.advisorFarina, Mauricius Martins, 1961-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Artespt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pos-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.subjectVasconcellos, Cássio, 1965-pt_BR
dc.subjectFotógrafos - Brasilpt_BR
dc.subjectArte e fotografiapt_BR
dc.subjectArte brasileirapt_BR
dc.subject.otherlanguageVasconcellos, Cássioen
dc.subject.otherlanguagePhotographers - Brazilen
dc.subject.otherlanguageArt and photographyen
dc.subject.otherlanguageArt, Brazilianen
dc.description.abstractResumo: Há muito Cássio Vasconcellos circula pelo espaço de exposição da fotografia contemporânea, sendo reconhecido como um dos principais fotógrafos de sua geração no Brasil. Entretanto, o aprofundamento de sua poética na literatura em nível condizente com este livre reconhecimento ainda é uma lacuna, de modo que a presente dissertação pretende ampliar o estudo de suas obras na direção de uma atenuação daquele hiato. Neste esforço, inicia-se de um panorama histórico e cultural contemporâneo, em que cabem as obras de Vasconcellos, apoiando-se principalmente em estudos recentes de André Rouillé (sobre a fotografia como uma expressão) e de Helouise Costa e Renato Rodrigues da Silva (sobre o pioneirismo da expressão fotográfica no Brasil como herança aos fotógrafos contemporâneos brasileiros). Dado o caráter múltiplo e duradouro do trabalho de Vasconcellos, suas séries fotográficas são analisadas em dois grandes blocos temporais, o primeiro abrangendo os anos 1980 e 1990, do início à consolidação de sua formação poética, e o segundo abordando as últimas décadas, em que o fotógrafo recorre também a recursos digitais e a imagens aéreas. A análise crítica das imagens orienta-se por sugestões de Rudolf Arnheim e de Martine Joly quanto à identificação de dados visuais e à formulação de leituras. No decorrer da análise de cerca de centenas de imagens de Vasconcellos, núcleos poéticos possíveis são levantados, com base em recorrências no modo como o fotógrafo narra os espaços fotografados e suas interações com a cultura. Como elo conceitual entre estes aspectos, lança mão a pesquisa da concepção da direção poética de Vasconcellos como uma vertigem, tal como sugerida em ensaio de Eder Chiodetto sobre o fotógrafo, articulando-a com o conceito de estranhamento na arte, de Viktor Chklòvski. Deste reencontro entre fotógrafo e recorte teórico, pode enfim a dissertação propor quatro vias constitutivas da vertigem em Vasconcellos abertas a conexões com outros fotógrafos, sugerindo interações poéticas entre obras. Procura-se assim, ao mesmo tempo, a consonância do estudo com os esforços de compreensão do instante atual das artes visuais e a indicação de leituras-chave das obras de Cássio Vasconcellos a futuras pesquisas, abordem estas diretamente o trabalho deste fotógrafo, obras que tratem do espaço e sua ocupação, ou ainda o campo mais geral da fotografia e das poéticas da imagempt
dc.description.abstractAbstract: Cássio Vasconcellos has long circulated through the exposition space of contemporary photography, being recognized as one of the essential photographers of his generation in Brazil. However, the deepening of his poetics in literature at a level consistent with this free recognition is still a gap, so the present dissertation intends to broaden the study of his works in the direction of an attenuation of that hiatus. In this effort, it begins from a contemporary historical and cultural panorama, in which the works of Vasconcellos fit, being based mainly on recent studies of André Rouillé (about the photography as an expression) and of Helouise Costa and Renato Rodrigues da Silva (about the pioneering of photographic expression in Brazil as an inheritance for contemporary brazilian photographers). Given the multiple and lasting character of the Vasconcellos work, his photographic series are analyzed in two great temporal blocks, the first one concentrating in the 1980s and 1990s, from the beginning to the consolidation of his poetic formation, and the second one approaching the last decades, in which the photographer also uses digital resources and aerial images. The critical analysis of the images is guided by suggestions of Rudolf Arnheim and Martine Joly regarding the identification of visual data and the formulation of readings. During the analysis of about hundreds of Vasconcellos images, possible poetic nuclei are raised, based on recurrences in the way the photographer narrates the photographed spaces and their interactions with culture. As a conceptual link between these aspects, the research uses the conception of the poetic direction of Vasconcellos as a vertigo, as suggested in Eder Chiodetto's essay about the photographer, articulating it with the concept of estrangement in art, by Viktor Chklòvski. From this reencounter between Vasconcellos and theoretical clipping, the dissertation can finally propose four constitutive ways of vertigo in Vasconcellos open to connections with other photographers, suggesting poetic interactions between works. Thus, at the same time, we seek the consonance of the study with the efforts of understanding the present moment of the visual arts plus the indication of key readings of the works of Cássio Vasconcellos to future researches, whether these directly approach the work of this photographer, deal with space and its occupation, or with the more general field of photography and the poetics of the imageen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.citationASSUMPÇÃO, Daniel Augusto de Moraes. Cássio Vasconcellos e as poéticas do espaço = Cássio Vasconcellos and the poetics of space. 2017. 1 recurso online (241 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineArtes Visuaispt_BR
dc.description.degreenameMestre em Artes Visuaispt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameCouto, Maria de Fatima Morethypt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameSimão, Luciano Vinhosapt_BR
dc.date.defense2017-12-20T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-04-13T17:45:54Z-
dc.date.accessioned2018-04-13T17:45:54Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-04-13T17:45:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Assumpcao_DanielAugustoDeMoraes_M.pdf: 10830477 bytes, checksum: 11e0bcebb85a90ee339d7aec6f1f7204 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/331268-
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