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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: A cigarra e a formiga : sobre trajetórias de músicos e suas inserções na Educação Não Formal
Title Alternative: The grig and the ant : about musicians trajetories and their insertions in Non Formal Education
Author: Amstalden, Julio Cesar Ferraz, 1966-
Advisor: Simson, Olga Rodrigues de Moraes Von, 1943-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa parte do lugar que o músico ocupa na sociedade e estuda suas inserções no campo da Educação, em especial no da Educação Não Formal. Assim, procura entender as razões de tais movimentos e, comparativamente, num primeiro momento, descreve aquilo que a escola oferece como forma de atuação ao músico. O âmbito da Educação Não Formal é entendido como campo e aqui são consideradas as ações educativas do Terceiro Setor, os espaços de práticas musicais em instituições de ensino superior, a criação de espaços alternativos onde se fazem necessárias intermediações educativas com o público e, finalmente, o ambiente musical (considerado através de duas corporações seculares) da cidade histórica mineira de São João del Rey. Dessa maneira, a pesquisa procurou um aprofundamento da compreensão do sentido e natureza da educação musical por vias não formais, bem como também do entendimento do músico em sua relação com a sociedade. A metodologia utilizada foi a da História Oral e o trabalho de campo desenvolvido aconteceu em Campinas - SP, Piracicaba - SP, Mariana - MG e São João del Rey - MG

Abstract: Considering the locus occupied by musicians in the society, this work deals with their insertions in the Education field, mostly that of Non Formal Education. So, the reasons of such movements are here considered and attention is paid to the school, in the sense to understand what it offers to musicians as work possibilities. Non Formal Education is understood as field and here are considered educational actions in the Third Sector, spaces for musical practices in Universities, musical alternative spaces where educational interactions between musicians and listeners are done, as well the musical activities in the São João del Rey city, through two secular community orchestras. By this way, this research aimed a deeper vision of the understanding of the sense and nature of musical education through non formal patterns, as well the relations of musicians with the society. The used methodology was Oral History and field work was done in Campinas - SP, Piracicaba - SP, Mariana-MG and São João del Rey - MG
Subject: Educação não-formal
Educação musical
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2017
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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