Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/331028
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Movimentar pássaros do chão ao céu : uma experiência em dança na formação de professores
Title Alternative: Moving birds from the ground to the sky : an experience in dance in teacher training
Author: Pinheiro, Adriano José, 1979-
Advisor: Strazzacappa Hernandez, Marcia Maria, 1965-
Abstract: Resumo: Esse trabalho tem como objetivo dissertar sobre uma experiência com a dança na formação continuada de professores. A formação foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Júlio de Oliveira, pertencente à Diretoria Regional de Educação Pirituba/Jaraguá, localizada no bairro de Perus, na Cidade de São Paulo, onde atuo como Coordenador Pedagógico. O grupo participante da pesquisa foi composto por 32 professores (30 mulheres e 2 homens), com faixa etária entre 30 e 69 anos de idade, que lecionam do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, nas seguintes áreas: ciências, educação física, geografia, história, inglês, língua portuguesa, matemática, informática educativa, sala de leitura e professoras polivalentes que atuam em turmas do 1º ao 5º ano. Durante as quintas-feiras dos meses de setembro/2015 a outubro/2016, foram realizadas trinta e três oficinas práticas, no horário das 12h-13h30. As proposições tiveram como referencial a experimentação de alguns jogos teatrais do dramaturgo brasileiro Augusto Boal (1998), da diretora de teatro Viola Spolin (2006) e, principalmente, proposições baseadas nos estudos do pesquisador da arte do movimento, Rudolf Laban (1978; 1990), autor que tem sido referência para os meus estudos em dança. Ao experienciar a dança e aprofundar o contato com essa linguagem artística na formação de professores, foram utilizados como norteadores os embasamentos da Abordagem Triangular, proposta por Ana Mae Barbosa (2001; 2007; 2009), que sugere a criação, a reflexão e a fruição como ações importantes no contato com a obra de arte. O referencial teórico também se baseia nas considerações sobre a experiência do filósofo e pedagogo John Dewey (2010; 2011). O processo de pesquisa teve como suporte ideias vinculadas à bricolagem como método de pesquisa, tendo como referência os autores Kathleen Berry e Joe Kincheloe (2007) e a professora e pesquisadora Paula Carpinetti Aversa (2016). A bricolagem possibilita ao pesquisador forjar suas próprias ferramentas metodológicas à medida que dialoga com o poeta, como é definido o objeto de pesquisa, além de considerar as múltiplas formas de olhar para esse objeto de pesquisa, não desprezando as considerações e ações vinculadas a outros métodos. Assim, a pesquisa também tem sintonia com ações relacionadas à metodologia da pesquisa-ação, tendo como referência o autor Michel Thiollent (1986). Os dados coletados tiveram como fontes fotografias, vídeos, anotações no diário de bordo e ponderações dos participantes realizadas durante as rodas de conversa nas oficinas ou por meio de imagens, relatos e poesias

Abstract: This present study has the ideia to lecture an experience with dance in the continuing formation of teachers. The formation was carried out at the Municipal School of Primary Education Júlio de Oliveira, belonging to the Regional of Education Pirituba / Jaraguá, located in the neighborhood of Perus, in the City of São Paulo, where I act as Pedagogical Coordinator. The research group was composed of 32 teachers (30 women and 2 men), with ages ranging from 30 to 69 years old who teach from the 1st to the 9th year of Elementary Education in the following areas: sciences, physical education, geography, history, english, portuguese, mathematics, educational computing, reading room and multipurpose teachers who work in classes from 1st to 5th year. During Thursdays from September / 2015 to October / 2016, 33 practical workshops were developed, from 12 noon to 1:30 p.m. The propositions were based on the experimentation of some theater plays by the Brazilian playwright Augusto Boal (1998), theater director Viola Spolin (2006) and, mainly, propositions based on the studies of movement art researcher Rudolf Laban (1978) , 1990), author who has been reference for my studies in dance. By experiencing dance and deepening contact with this artistic language in teacher training, the basics of the Triangular Approach, proposed by Ana Mae Barbosa (2001, 2007; 2009), were suggested as guiding principles, suggesting the creation, reflection and the enjoyment as important actions in the contact with the work of art. The theoretical framework is also based on considerations about the experience of the philosopher and pedagogue John Dewey (2010; 2011). The research process was supported by ideas related to bricolage as a research method, using as reference the authors Kathleen Berry and Joe Kincheloe (2007) and the teacher and researcher Paula Carpinetti Aversa (2016). This method enables the researcher to forge his own methodological tools as he dialogues with the poet, as the research object is defined, besides considering the multiple ways of looking at this research object, not neglecting the considerations and actions linked to other methods. Thus, the research is also in tune with actions related to the methodology of action research, having as reference the author Michel Thiollent (1986). The collected data were photographed, videos, notes in the logbook and weights of the participants realized during the conversation in the workshops or through images, reports and poetry
Subject: Arte
Dança
Ensino fundamental
Formação de professores
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2017
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Pinheiro_AdrianoJose_M.pdf14.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.