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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: A espada de Dâmocles : interfaces entre o sistema do capital, o processo de trabalho docente e a crise do movimento sindical na nova morfologia da educação técnica
Title Alternative: The Sword of Damocles : interfaces between the capital system, the teaching work process and the crisis of the trade union moviment in the new morphology of technical education
Author: Torres, Michelangelo Marques, 1982-
Advisor: Heloani, José Roberto Montes, 1956-
Abstract: Resumo: A pesquisa em questão tem como objetivo compreender as novas metamorfoses da educação técnico-profissional em conexão com os arranjos organizacionais e as demandas gerencialistas do sistema do capital em contexto de aprofundamento da lógica neoliberal. O principal eixo desse redirecionamento do processo de precarização social do trabalho docente resulta da constituição de um precário mundo do trabalho. O nexo causal e indissolúvel entre a crise do sistema do capital na contemporaneidade e as mutações recentes no mundo do trabalho será investigado a partir das novas configurações do trabalho docente no ensino técnico-profissional no Brasil, com foco no modelo neoliberal da educação profissional e tecnológica pública do Estado de São Paulo. No intuito de realizar um esforço coordenado de pesquisa e reflexão sistemática sobre as mutações no mundo do trabalho e suas articulações na nova configuração da educação profissional neste início de século, o andamento da análise movimenta-se da centralidade do trabalho à subjetividade docente. Procura-se estudar os elementos constitutivos que informam o modo de ser e estar no mundo e na educação profissional, com foco nas formas diferenciadas de degradação e precarização laboral. Focaliza-se os atributos existenciais da precarização docente, dentre os quais destacamos a subalternidade, acaso e contingência, insegurança e descontrole existencial, deriva pessoal e sofrimento, assujeitamento e desefetivação, corrosão do caráter, invisibilidade social, manipulação psicológica, desencantamento com a profissão, identidade deteriorada e individualidade alienada de classe. A investigação contempla o estudo da crise do sindicalismo docente na era do pós-fordismo financeirizado, com apresentação de um balanço institucional recente do sindicato da categoria, análise de documentos, resoluções congressuais, entrevistas, greves, formas de racionalização e controle da burocracia sindical. Pretende-se, ainda, oferecer uma análise ontológica do processo de trabalho e do sindicalismo docente em perspectiva teórica e empírica, a partir da indicação dos alcances e limites do sindicalismo

Abstract: The research in question aims to understand the new metamorphoses of technical-professional education in connection with the organizational arrangements and the managerial demands of the capital system in the context of deepening neoliberal logic. The main axis of this redirection of the process of social precarization of teaching work results from the constitution of a precarious world of work. The causal and indissoluble nexus between the crisis of the capital system in contemporaneity and the recent changes in the world of work will be investigated from the new configurations of teaching work in technical and vocational education in Brazil, focusing on the neoliberal model of professional and technological education of the State of São Paulo. In order to carry out a coordinated research effort and systematic reflection on the changes in the world of work and their articulations in the new configuration of professional education at the beginning of this century, the progress of the analysis moves from the centrality of work to the teaching subjectivity. It seeks to study the constitutive elements that inform the way of being and being in the world and in the professional education, focusing on the differentiated forms of degradation and labor precarization. It focuses on the existential attributes of teacher precariousness, among which we highlight the subalternity, chance and contingency, existential insecurity and lack of control, personal drift and suffering, assujeitamento and desefetivação, corrosion of character, social invisibility, psychological manipulation, disenchantment with the profession, deteriorated identity and alienated individuality of class. The research includes the study of the crisis of teacher unionism in the era of financially post-Fordism, with the presentation of a recent institutional balance sheet of the category union, document analysis, congressional resolutions, interviews, strikes, forms of rationalization and control of the trade union bureaucracy. It is also intended to offer an ontological analysis of the work process and of teacher unionism in theoretical and empirical perspective, from the indication of the scope and limits of trade unionism
Subject: Organização do trabalho docente
Sociologia do trabalho
Educação profissional
Educação - Sindicalismo
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: TORRES, Michelangelo Marques. A espada de Dâmocles: interfaces entre o sistema do capital, o processo de trabalho docente e a crise do movimento sindical na nova morfologia da educação técnica. 2017. 1 recurso online (373 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/331001>. Acesso em: 3 set. 2018.
Date Issue: 2017
Appears in Collections:IFCH - Tese e Dissertação

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