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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Avaliação de um programa de intervenção na escrita de sínteses para estudantes universitários
Title Alternative: Evaluation of an intervention program in writing summaries for university students
Author: Carmo, Mariana Coralina do, 1987-
Advisor: Polydoro, Soely Aparecida Jorge, 1966-
Abstract: Resumo: A experiência de aprendizagem no Ensino Superior é vista como um processo complexo e que envolve diversas demandas pessoais, acadêmicas, institucionais e relacionais. Dentre elas, destaca-se a função da leitura e da escrita como condição essencial para a aprendizagem, construção e transformação do conhecimento. O presente trabalho teve como objetivo geral analisar o efeito de um programa de intervenção na produção escrita de síntese para estudantes universitários. Participaram deste estudo 31 estudantes regularmente matriculados em diversos cursos de graduação de uma instituição pública de Ensino Superior que espontaneamente aceitaram participar da pesquisa. O programa de intervenção foi oferecido por meio de uma oficina com seis encontros presenciais de duas horas, com foco na escrita argumentativa de sínteses. Foram desenvolvidos dois estudos: uma pesquisa quase-experimental com delineamento de série temporal e um estudo qualitativo sobre o impacto da disciplina na percepção de estudantes participantes. Para avaliar a eficácia do programa foram comparados os resultados obtidos a partir das variáveis de autoeficácia para a escrita, concepção de escrita, autoeficácia para autorregulação da escrita e desempenho na escrita, avaliadas antes e após a intervenção, por meio da aplicação presencial e coletiva de questionários e escalas que visam aferir essas medidas. Para a verificação do impacto do programa na percepção dos participantes, foi aplicado um questionário avaliativo da oficina no último encontro. Ao se comparar as médias obtidas antes e após a intervenção, constatouse aumento significativo entre as médias de todas as variáveis estudadas (P<0.001), indicando que foram incrementadas durante o processo de intervenção, incluindo o aumento no desempenho da escrita de sínteses. No segundo estudo, a partir das respostas dos estudantes participantes foram identificadas diferentes mudanças na percepção da escrita e contribuições para o enfrentamento de atividades relacionadas à tarefa, reafirmando a contribuição da intervenção para os estudantes. Os resultados apresentados demonstram o efeito da utilização do programa no processo de promoção da escrita e oferece uma proposta de intervenção eficaz a ser utilizada no contexto de Ensino Superior, no sentido de possibilitar ao estudante maior condição de enfrentamento e de sucesso no seu processo de formação durante a graduação. Para finalizar, limitações e implicações metodológicas e práticas foram trazidas, de forma a contribuir para futuros estudos

Abstract: The learning experience in Higher Education is seen as a complex process involving diverse personal, academic, institutional and relational demands. Among them, the function of reading and writing is an essential condition for learning, constructing and transforming knowledge. The present work had a general objective to analyze the effect of an intervention program in the written production of synthesis for university students. Thirty-one students regularly enrolled in several undergraduate courses of a public institution of higher education who spontaneously accepted to participate in the study participated in this study. The intervention program was offered through a workshop with six face-to-face meetings of two hours, focusing on the argumentative writing of syntheses. Two studies were developed: a quasi-experimental study with a time series design and a qualitative study about the impact of the discipline on the perception of participating students. To evaluate the efficacy of the program, the results obtained from the self-efficacy variables for writing, writing design, selfefficacy for writing self-regulation and writing performance, evaluated before and after the intervention, were compared using classroom and collective Questionnaires and scales aimed at measuring these measures. In order to verify the impact of the program on the perception of the participants, an evaluation questionnaire was applied to the workshop at the last meeting. When comparing the means obtained before and after the intervention, a significant increase was observed between the averages of all the variables studied (P <0.001), indicating that they were increased during the intervention process, including the increase in the performance of writing of syntheses. In the second study, from the answers of the participating students, different changes in the perception of writing and contributions to the confrontation of activities related to the task were identified, reaffirming the contribution of the intervention to the students. The results presented demonstrate the effect of the use of the program in the process of writing promotion and offers a proposal of effective intervention to be used in the context of Higher Education, in order to enable the student greater condition of coping and success in their training process during graduation. To conclude, limitations and methodological and practical implications were brought in order to contribute to future studies
Subject: Escrita - Ensino superior
Autoeficácia
Escrita
Concepção
Síntese
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2017
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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