Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/330938
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Rafael Straforinipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociênciaspt_BR
dc.format.extent1 recurso online (149 p.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃO DIGITALpt_BR
dc.titleOs cadernos do estado de São Paulo como contexto de produção de currículo no ensino de geografia   : desvelando ambivalências entre a proposta e uso de tecnologias educacionais  pt_BR
dc.title.alternativeThe exercise books of state of São Paulo as a context of curriculum production in the teaching of geography   : understanding ambivalence between the proposal and use of educational technologies  pt_BR
dc.contributor.authorPanutto, Stéphanie Rodrigues, 1991-pt_BR
dc.contributor.advisorStraforini, Rafael, 1973-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Geociênciaspt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.subjectCurriculopt_BR
dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subject.otherlanguageCurriculumen
dc.subject.otherlanguageGeography - Study and teachingen
dc.subject.otherlanguageDiscourse analysisen
dc.subject.otherlanguageLanguageen
dc.subject.otherlanguageTechnologiesen
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa visa discutir o currículo de Geografia do ensino fundamental II (anos finais) do estado de São Paulo (2010) à luz da Teoria do Discurso do filósofo Ernesto Laclau. O objetivo foi problematizar o currículo de Ciências Humanas e suas Tecnologias referindo-se principalmente ao currículo de Geografia e os dois volumes dos Cadernos do Professor e do Aluno (Volume 1 e 2) como uma ambivalência discursiva tendo como recorte analítico os discursos de tecnologias da informação presente nestes documentos curriculares. Considerando os discursos sobre unificação curricular e a presença das "novas tecnologias" como uma forma de melhoria da qualidade da educação paulista veiculados pelo Projeto São Paulo Faz Escola, da Secretaria da Educação (SEE/SP), procurou-se elencar alguns desses discursos a partir das concepções teórico-metodológicas de pesquisa qualitativa e da análise do discurso como uma forma de compreender as formações discursivas e as disputas de produções de sentidos que este currículo cria. Para que seja possível repensar qual é o papel das tecnologias no ensino de geografia e até que ponto a ubiquidade do ensino é algo possível ou desejávelpt
dc.description.abstractAbstract: The present research aims to discuss the Geography curriculum of Elementary School II (final years) of the State of São Paulo (2010) in light of the Discourse Theory of the Philosopher Ernesto Laclau. The objective was to problematize the curriculum of Human Sciences and its Technologies referring to a curriculum of Geography and Two volumes of Teacher and Student Notebooks (Volume 1 and 2) as a discursive ambivalence having as an analytical cut of the information technology discourses present in these Curricular documents. We describe curricula and publications about curriculum formation and the presence of "new technologies" as a way of improving the quality of São Paulo education for the São Paulo Faz Escola Project, of the Education Department (SEE / SP). To list some of the discourses from the theoretical-methodological conceptions of qualitative research and discourse analysis as a form of knowledge as discursive formations and as disputes of productions of meanings that this curriculum creates. In order to rethink the role of technology, there is no teaching of geography, and even point to a university of teaching or something possible or desirableen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.citationPANUTTO, Stéphanie Rodrigues. Os cadernos do estado de São Paulo como contexto de produção de currículo no ensino de geografia  : desvelando ambivalências entre a proposta e uso de tecnologias educacionais  . 2017. 1 recurso online (149 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/330938>. Acesso em: 11 set. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineAnálise Ambiental e Dinâmica Territorialpt_BR
dc.description.degreenameMestra em Geografiapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameCanto, Tânia Seneme dopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameMoraes, Jerusa Vilhena dept_BR
dc.contributor.committeepersonalnameRocha, Ana Angelita Costa Neves dapt_BR
dc.date.defense2017-08-29T00:00:00Zpt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber131847/2015-5pt_BR
dc.date.available2018-09-11T21:34:06Z-
dc.date.accessioned2018-09-11T21:34:06Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-11T21:34:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Panutto_StephanieRodrigues_M.pdf: 2519550 bytes, checksum: a219f4617a20c132342a9c6a5db35042 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/330938-
dc.description.sponsorCNPQpt_BR
Appears in Collections:IG - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Panutto_StephanieRodrigues_M.pdf2.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.