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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Panorama da competência estatística no ensino médio brasileiro = das ideias e práticas dos professores ao desempenho dos alunos no ENEM
Title Alternative: An overview of statistical competence in brazilian high school : from teachers 'ideas and practices to students' performance in the ENEM
Author: Giordano, Letícia Vieira Oliveira, 1983-
Advisor: Kleinke, Maurício Urban, 1958-
Abstract: Resumo: Desde o final da década de 1990, com a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, a Educação Estatística compõe o currículo da Educação Básica brasileira, vindo a se consolidar como uma linha de pesquisa com temáticas associadas ao ensino e a aprendizagem de conceitos estatísticos e probabilísticos. A preocupação do desenvolvimento da Estatística como ciência e, principalmente, como método científico experimental foi sendo aperfeiçoada nos últimos anos. No entanto, assim como ocorre em outros países, a Educação Estatística ainda hoje busca seu lugar nas escolas brasileiras. Essa pesquisa busca auxiliar na compreensão de como as perspectivas teóricas dos documentos oficiais, as práticas docentes e o desempenho dos nossos estudantes têm se organizado, sobretudo no que tange ao desenvolvimento da competência estatística. A presente tese tem seu suporte empírico associado a duas vertentes metodológicas distintas: a) A aplicação de um questionário a professores que ministram aulas de Estatística na educação básica; e b) A avaliação e análise do desempenho dos candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em questões associadas à Estatística presentes nas provas de Matemática entre os anos de 2012 a 2014. Os resultados do questionário foram avaliados utilizando medidas estatísticas de frequência; análise de conteúdo para as respostas dissertativas de uma questão aberta e Análise Fatorial Exploratória (AFE). A competência estatística dos candidatos do Enem foi estimada em 30 questões, as quais foram agrupadas segundo uma categorização baseada no PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) complementada por outros indicadores. As diferentes metodologias aplicadas ao questionário indicam que os entrevistados ensinam Estatística com o foco na leitura e interpretação de dados relacionados a contextos próximos aos alunos. Situações escolares mais elaboradas, como o trabalho com resolução de problemas; cálculos estatísticos e a reflexão associada às medidas estatísticas não parecem ser foco do ensino de Estatística para os professores entrevistados. Observamos uma preocupação com o desenvolvimento da argumentação e senso crítico, entretanto essa não está associada aos conhecimentos estatísticos mais elaborados esperados para a escolaridade média. Ao acompanhar o desempenho dos candidatos no ENEM, observamos que eles resolvem questões que necessitam de leitura e interpretação em nível simples, sem conexões e/ou inferências; mas não aparentam dominar o conhecimento estatístico com a profundidade necessária para sua aplicação em situações problema de que necessitem de níveis de compreensão mais elevados

Abstract: Statistical Education has integrated the Basic Education System in Brazil since the 1990s decade, consolidating itself as a research trend, whose thematic is associated with the learning process as well as with statistical and probabilistic concepts. Subsequently, the concern to establish the development of Statistics as science has been perfected through recent years, with emphasis on its recognition as a valid experimental scientific method. However, like in other countries, Statistical Education has not yet found its place in the schoolrooms in Brazil. This research seeks to develop an understanding of how theoretical perspectives found in official documents, teaching practices and students¿ performances have been laid out, mainly regarding the development of Statistical Competence. This thesis finds empirical support associated with two methodological approaches: a) A questionnaire for mathematics teachers, who teach Statistics in elementary schools; b) Evaluate and assess students¿ performance in statistical questions in the 2012 to 2014 editions of Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a national high school exam. The results of the questionnaire were evaluated using statistical measures of frequency, content analysis to the explanatory responses of an open question and Exploratory Factorial Analysis (EFA). The Statistical Competence of the ENEM candidates was estimated in 30 questions grouped according to a categorization based on the Programme for International Student Assessment (PISA) and additional indicators.The different methodologies applied to the questionnaire indicated that the interviewees teach Statistics focusing on reading and interpreting data related to closed contexts to students. More elaborate school situations like solving problems, calculations and reflection associated with statistical measures do not seem to be a priority in Statistics teaching. Though a concern with the development of argumentation and critical sense was observed, that was not associated with a most elaborate statistical knowledge expected from the interviewees¿ students. By monitoring the performance of the candidates in the ENEM, it was noticeable that they solve reading and interpretation questions at a simple level, without connections and/or inferences. Moreover, statistical knowledge was not applied in solving problem situations, which would require higher levels of comprehension and familiarity with it
Subject: Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil)
Ensino médio
Educação - Estatística
Desempenho - Estatística
Professores de matemática
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2017
Appears in Collections:IFGW - Tese e Dissertação

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