Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/330886
Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e formação de professores em Ciências Biológicas : o Programa no IFSULDEMINAS, Campus Inconfidentes
Title Alternative: Institutional Program for Scholarship to Teachers training in biological sciences : the Program in IFSULDEMINAS, Campus Inconfidentes
Author: Souto, Nilton Luiz, 1978-
Advisor: Guedes-Pinto, Ana Lúcia, 1969-
Abstract: Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação inicial dos estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas para compreender a visão que esses futuros docentes atribuem ao seu processo de formação profissional e a sua inserção nas escolas públicas. A vivência dos estudantes na escola, por meio do PIBID, ganhou relevância pelo fato de o Programa proporcionar a carreira docente mais atrativa, contribuindo para a minimização do choque com a realidade escolar nos primeiros anos da profissão, quanto por desestimular tal opção quando o tal choque com a realidade provoca mais desilusão que entusiasmo. Para fundamentar este exercício de pesquisa, recorremos aos estudos produzidos sobre a temática, e à escuta dos coordenadores de área e institucional e dos estudantes, diretamente envolvidos, com o recebimento da bolsa. A abordagem metodológica ancorou-se na perspectiva qualitativa. Os pressupostos da História Oral orientaram a geração e a análise dos dados. Nesses termos, trata-se de um estudo desenvolvido com três professores coordenadores e onze estudantes bolsistas participantes do Programa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Campus Inconfidentes, no município de Inconfidentes ¿ MG. As análises revelam a experiência enriquecedora propiciada pelo PIBID aos licenciandos do curso, configurando-se o Programa como um terceiro espaço de formação. Dentre as implicações na formação do futuro professor, foram destacadas as fragilidades e a necessidade de se repensar o Estágio Curricular Supervisionado oferecido pela instituição formadora

Abstract: This study aimed to analyze the contributions of the Institutional Program of Introduction to Teaching Scholarships (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência ¿ PIBID) in the initial training of students of Biological Sciences under graduation course to understand the vision that these future teachers attribute to their professional training process and their insertion in public schools. The students experience in schools via PIBID has gained relevance because the Program makes the teaching career more attractive, contributing to the minimization of the shock with school reality in the first years of profession, and also discourage such choice when conflict with reality causes more disappointment than enthusiasm. As basis for this research, we used studies on the subject, and the testimonial of institutional and area coordinators and students directly involved receiving the scholarship. The methodological approach chosen was based on the qualitative perspective. Oral History assumptions guided data generation and analysis. Therefore, this study was developed with the participation of three coordinating professors and eleven scholarship students participant in the Program at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Southern Minas Gerais (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais ¿ IFSULDEMINAS), on Inconfidentes Campus, located in the municipality of Inconfidentes, in Minas Gerais state. The analysis reveals the enriching experience provided by PIBID to undergraduate professionals, being the Program a third space of training. Among the implications for the future teacher education were highlighted the weaknesses and need to rethink the Supervised Internship offered by the educational institution
Subject: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
Formação inicial do professor
Formação docente
Saberes docentes
História oral
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: SOUTO, Nilton Luiz. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e formação de professores em Ciências Biológicas: o Programa no IFSULDEMINAS, Campus Inconfidentes. 2018. 1 recurso online (180 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/330886>. Acesso em: 2 set. 2018.
Date Issue: 2018
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Souto_NiltonLuiz_D.pdf1.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.